Agro

Cultive amendoim em vaso; veja as dicas

São Paulo, 10 de novembro de 2022, por Letícia Paes – Você sabia que é possível cultivar amendoim em um vaso? Isso mesmo. Imagine colher esse delicioso alimento em sua varanda. Sem dúvidas, um sentimento impagável.

Desse modo, diante da curiosidade que esse tema causa em muitas pessoas, resolvemos trazer, nesse artigo, todas as informações necessárias para que você cultive o seu próprio amendoim em sua casa. Não perca mais tempo e vem conferir tudo conosco!

Amendoim: características básicas

O amendoim é uma planta da família Fabaceae. Suas flores são pequenas e possuem tonalidade amarelada. Além disso, vale destacar que ele pode atuar como planta ornamental em sua casa, caso você o plante em um vaso.

Amemdoim (Foto: Reprodução Canva)
Cultive amendoim em vaso; veja as dicas (Foto: Reprodução Canva)

 

É importante destacar que o amendoim possui excelentes benefícios para a saúde. Por exemplo, esse alimento conta uma grande concentração de gorduras monoinsaturadas, fibras, proteínas e muito mais.

Por fim, vale deixar claro que o amendoim pode ser usado de diversas maneiras na culinária. No Brasil, seu uso se destaca na preparação de doces, frango xadrez e nos biscoitos.

Como plantar amendoim?

Para plantar o amendoim, conforme compartilhado pela redação de Abril, em 18 de agosto de 2022, basta obter amendoins orgânicos e crus. Feito isso, basta plantá-los no solo.

Reportagem sobre cultivar amemdoins em vaso Foto: Reprodução site Abril
Reportagem sobre cultivar amemdoins em vaso Foto: Reprodução site Abril

Cultivo de amendoim em vasos

Antes de mesmo de você plantar o seu amendoim, é importante ter em mente que essa planta crescem nas raízes. Ou seja, será necessário um investimento em um vaso de cerca de 40 centímetros de profundidade.

Além disso, para que a germinação aconteça adequadamente, será necessário que você mantenha a sua planta em uma temperatura que fique em torno de 21 graus célsius. Vale destacar, ainda, que o amendoim adora crescer em ambientes de meia sombra. Ou seja, não deixe de fornecer, ao menos, quatro horas de sol a sua plantinha, combinado?

Solo e rega

É importante também ter em mente que essa espécie exige um solo com bastante húmus. Portanto, deixe esse terreno com bastante matéria orgânica e, até mesmo, compostagem.

A rega, por sua vez, deve ser intensificada logo após o plantio. Contudo, é necessário atenção para não regar demais a sua planta após as primeiras semanas de vida. Assim, sempre observe o solo em questão. Se estiver seco, você poderá regar a sua planta com um pouco mais de água.

Agora que você já aprendeu tudo sobre o cultivo do amendoim, não deixe de compartilhar essa matéria com os seus amigos que são amantes de plantas. Além disso, não deixe de ficar por dentro das demais matérias e dicas aqui do Portal Atualizei. Você ficará surpreendido com o tanto de conhecimento que poderá obter por meio das nossas matérias.

Avalie este post post

Mostrar mais

Leticia Shinzato Paes

Nascida e criada em São Paulo, capital. Atualmente, trabalha como redatora do caderno do grupo 'Prime'. Nas horas vagas é amante dos livros e de uma boa música. Apaixonada pelos animais e pelas diferentes culturas que existem no mundo.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo