Agro

Como plantar limão em vasos? Confira já esse guia prático 

Salvador, 8 de novembro de 2022, por Raíly Fortunato – Conhecido cientificamente por citrus lemon, o limão é fruto do limoeiro, uma árvore pertencente à família das rutáceas, de origem asiática. Extremamente produtiva, a árvore frutífera produz seus frutos que podem se apresentar em diversos formatos e variações de tons, de acordo coma variedade. Mas, de forma geral são arredondados, de casca fina, lisa ou rugosa, com coloração verde ou alaranjada. Sua polpa é translúcida, de sabor ácido e acentuado. Portanto, você pode possuir o limoeiro em seu canteiro, a partir do plantio do limão em vasos. 

Assim, reunimos para você em nosso conteúdo o guia completo do plantio do limão em vasos, obtendo uma produção de sucesso. Deste modo, continue conosco e confira a época ideal de plantio, o passo a passo do plantio em vasos, os cuidados essenciais com o limoeiro e tudo sobre a colheita. 

Época do plantio 

Plantar o limão no período certo é determinante para o sucesso da colheita dos limões. Portanto, conforme João Mathias, em 19 de abril de 2018, em colaboração com a revista Globo Rural, o melhor período para iniciar o plantio é em épocas chuvosas. Ademais, o plantio deve ser realizado nas horas em que há menos incidência solar.  

Imagem Globo Rural
Imagem Globo Rural

Plantar limão em vasos 

O primeiro passo para o plantio em vasos é adquirir um recipiente com furos na base, com mais de 25 litros, para haver um bom desenvolvimento da árvore frutífera. Ademais, ao fundo do vaso, monte a camada de drenagem, com a utilização de argila expandida, britas e jardim. Posteriormente à camada de drenagem, adicione um pedaço de manta geotêxtil, que evita a passagem de pedriscos e substrato para o fundo do vaso. 

O substrato ideal para o limoeiro deve ser rico em conteúdo orgânico, com bom perfil de drenagem e leve. Assim, faça um mix utilizando duas partes de terra vegetal, duas partes de areia de construção e uma parte de adubo orgânico de sua preferência, como o húmus de minhoca. Prepare o vaso com o substrato e adicione a muda enxertada do limoeiro, preservando o torrão e finalize com a rega. 

limão em vasos (reprodução Canva Pro)
limão em vasos (reprodução Canva Pro)

Cuidando do limoeiro 

Para haver um bom desenvolvimento do limoeiro, é preciso atender as demandas da árvore frutífera. Deste modo, posicione o vaso em um local em que haja incidência de luz solar direta por pelo menos 4 horas diárias.

A rega, por sua vez, deve ser frequente, feita no início da manha ou ao final da tarde, deixando o solo sempre úmido. Portanto, a fim de otimizar o crescimento do limoeiro, o Portal Atualizei indica apostar na adubação orgânica a cada 3 meses.  

Floração e Colheita 

Após plantar o limão em vasos, a floração do limoeiro ocorre principalmente na primavera e no verão, geralmente após o segundo ano de plantio, desabrochando perfumosas flores brancas ou rosas. A colheita dos frutos, por sua vez, geralmente pode ser realizada a partir do terceiro ano após o plantio. 

Avalie este post post

Mostrar mais

Raíly Oliveira Fortunato

Olá, me chamo Raíly Fortunato, possuo formação técnica em Agroecologia, atualmente estudo na Universidade Federal da Bahia. Contribuo para o tráfego orgânico do Portal Atualizei.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo