Salvador, 08 de janeiro de 2023, por Janaina Brito – Os brotos comestíveis não são muito populares entre os brasileiros, porém, já estão ganhando o mundo como uns dos mais nutritivos e saudáveis ingredientes. Eles consistem em um estágio de germinação avançado de diversos tipos de sementes, processo que concentra e aumenta a reserva de vários nutrientes, tornando-os superalimentos.
O consumo regular desses vegetais representa um avanço para aqueles que buscam a promoção da saúde do organismo. A versatilidade de usos na culinária associada ao alto teor nutritivo é apenas um dos benefícios de acrescentar os brotos comestíveis à sua dieta. Ademais, eles são fáceis de cultivar e não exigem grandes cuidados ou espaço para produção caseira. Confira, a seguir, 3 tipos de brotos para experimentar, suas vantagens e tudo sobre como plantar esses poderosos alimentos.
Brotos comestíveis e seus benefícios
Uma das maiores vantagens dos brotos comestíveis diz respeito à grande concentração de nutrientes. Entre eles estão as fibras, proteínas, vitaminas, minerais e compostos biotivos, como os antioxidantes, em uma pequena porção de calorias.
Desse modo, de acordo com Andressa Basilio, em matéria para a revista Veja, em 20 de novembro de 2020, eles são de fácil digestão e suas propriedades são responsáveis pela prevenção de inúmeras doenças e pela incremento da saúde de seus consumidores.
Os benefícios são os mais diversos conforme a variedade das espécies que dão origem aos brotos comestíveis. Assim, você pode utilizar sementes de leguminosas, hortaliças, oleaginosas, cereais entre outras opções para a produção. Conheça, abaixo, 3 tipos de brotos mais acessíveis para acrescentar à alimentação de forma regular.
Broto de feijão
O broto de feijão é um dos mais famosos para quem costuma consumir esses alimentos. Oriundos de diferentes espécies de feijões, até mesmo o carioquinha, o vegetal é fonte importante de ferro e outros minerais como fósforo e cálcio, e rico em proteínas, fibras e nas vitaminas A, C, K e E. Outrossim, ele possui propriedades anti-inflamatórias e antioxidantes que protegem a saúde do coração e previnem doenças associadas ao envelhecimento. Crocante e pouco calórico!
Broto de feijão (Reprodução Canva)
Broto de alfafa
De sabor suave e um dos mais fáceis de encontrar, o broto de alfafa é uma das poucas variedades que podem ser germinadas na presença de luz. Dessa forma, ele concentra uma grande quantidade de antioxidantes que combatem o estresse celular causado pelos radicais livres. Ainda é riquíssimo em vitaminas do complexo B. Ademais, fortalece o sistema imunológico, possui propriedades diuréticas que ajudam o funcionamento dos rins, além de contribuir com as funções hepáticas e respiratórias.
Broto de repolho roxo
O broto de repolho roxo tem alta reserva de vitaminas A, K, C e E e ação antioxidante graças às antocianinas. O conjunto desses nutrientes é ótimo para a pele, cabelo e unhas, protege a saúde dos olhos e neurônios e aumenta a imunidade. Além disso, o consumo desse tipo de broto ainda ajuda no controle dos níveis de colesterol e também melhora o trânsito intestinal, por ser rico em fibras.
Como consumir?
A melhor forma de consumo também varia de acordo com o tipo de broto. De maneira geral, eles vão muito bem crus em saladas, mas também podem ser cozidos ou refogados. São deliciosos em sopas, vinagretes, sanduíches, molhos e como petiscos ou decorações de pratos.
Entre outras alternativas desses superalimentos estão os brotos de brócolis, quinoa, abóbora, ervilha, soja, e muito mais. A seguir, o site Portal Atualizei te ensina como plantar essas maravilhas.
Passo a passo para começar a cultivar
A produção de brotos comestíveis ocorre através de um banho de água que desperta as sementes e ativa seus potenciais metabólicos. O cultivo pode ser feito em qualquer época, em potes de vidro, sem a necessidade de substrato ou adubo.
Antes de mais nada, escolha grãos específicos para o cultivo de brotos. Preencha dois dedos de um recipiente com água filtrada, coloque as sementes e deixe-as em repouso entre 4 a 12h. Após esse período, escorra a água; lave e seque o pote e devolva as sementes, cobrindo o recipiente com um tecido (você pode fixá-lo com um elástico).
Mantenha o pote inclinado para que a água não se acumule. Por fim, regue de uma a duas vezes por dia, sempre escorrendo a água depois. Depois de 7 a 10 dias, os brotos comestíveis alcançam 10cm e estão prontos para a colheita.
Gostou? Então, não deixe de plantar os poderosos brotos comestíveis em casa. Agora que você já sabe como cultivar e conhece todos os benefícios desses ricos alimentos, não tem desculpa para não aproveitar as vantagens que o consumo desses ingredientes irão trazer para a sua saúde!