Agro

Confira o método eficiente para o plantio de cúrcuma em vasos e no solo

Salvador, em 09 de janeiro de 2023, por Mayara Porto. – O açafrão-da-terra, de nome cientifico curcuma Longa Linn, é raiz de uma planta herbácea, pertencente à família Zingiberaceae, fazendo dele um primo do gengibre. Conhecido também em alguns lugares por outros nomes como: cúrcuma, tumérico, raiz-de-sol, gengibre-amarelo e açafrão-da-índia. Porém, muitas pessoas acabam confundindo e chamando só de açafrão, que, na verdade, se refere a outra planta, a Crocus sativus.

A partir da secagem e moagem da raiz de cúrcuma, é produzido um condimento de cor amarelo intensa, muito utilizado como tempero culinário, bem como para fins terapêuticos. Quer aprender como plantar, cultivar e colher o açafrão-da-terra? Continue a leitura e confira em nossas dicas quais os benefícios e o passo-a-passo do plantio desse rizoma. Veja abaixo: 

Benefícios do açafrão-da-terra

A cúrcuma é famosa por suas excelentes propriedades anti-inflamatórias e antioxidantes, ótima para tratar tanto inflamações internas como externas. O uso terapêutico do açafrão-da-terra pode aliviar sintomas de dores gastrointestinais, articulares, é protetor do sistema nervoso e previne doenças neurodegenerativas. Ele é consumido como condimento culinário ou em chás e infusões.

Cúrcuma (Reprodução Canva Pro)
Cúrcuma (Reprodução Canva Pro)

Como cultivar a cúrcuma 

Conforme publicação do Gshow, em 30 de março de 2017, o açafrão-da-terra é uma planta rústica e que não tem muitas “frescuras” no seu cultivo. Além disso, ela é uma planta herbácea que não possui sementes, tendo uma propagação muito semelhante ao gengibre.

Imagem: site Gshow
Imagem: site Gshow

Propagação

A propagação utilizada na cultura do açafrão-da-terra é a produção de mudas a partir do rizoma da planta. O rizoma é, na verdade, a raiz com gemas saudáveis, cortada em pedaços menores com cerca de 5 a 15 cm, preservando de 2 a 3 gemas em cada pedaço. Estes devem ser plantados para germinar e se desenvolver. Na hora de plantar, o Portal Atualizei recomenda o uso de apenas um rizoma, com pelo menos 2 gemas, por cova ou vaso.

Solo e local de plantio

Conforme o site Wiki How, essa raiz precisa de um solo com pH variando entre 6 e 8. Assim, você pode adquirir um substrato alcalino em lojas de jardinagem, ou alcalinizar um substrato. Visto isso, para montar um solo alcalino em casa, misture terra vegetal, húmus de minhoca e farinha de osso em proporções iguais, e terá o resultado desejado.

Imagem: WikiHow
Imagem: WikiHow

 

Ademais, se desejar fazer o plantio em vasos, utilize vasos que tenham, no mínimo, 30 cm de profundidade e de 45 cm de largura, para que as raízes de açafrão possam se desenvolver bem no espaço que possuem. Todavia, é necessário montar uma camada de drenagem no fundo do vaso para que o excesso de umidade não apodreça as raízes da planta.

Rizoma germinando (Reprodução Canva Pro)
Rizoma germinando (Reprodução Canva Pro)

Manejos

A irrigação dessa planta deve ser feita a cada 2 dias no seu período inicial de desenvolvimento. Passado as primeiras 4 semanas, o broto já terá emergido da terra, a partir daí, você deve regar menos a planta, sempre inserindo o dedo no solo para checar se este já está seco e precisando de umidade. A iluminação ideal para a Curcuma Longa Linn, é meia-sombra ou luz direta. Outrossim, deve se fazer o controle e prevenção de pragas mensalmente com o óleo de neem.

Cultivo de raiz-do-sol (Reprodução Canva Pro)
Cultivo de raiz-do-sol (Reprodução Canva Pro)

Colheita

Contudo, a colheita só deve ser feita quando as folhas e o caule começarem a ficar marrons e secos. Em seguida, corte as folhas e segure firme no caule para puxar os rizomas de cúrcuma para fora da terra. Lave com água corrente e enxugue os produtos do seu plantio. Por fim, você deve destisnar as raízes à refrigeração ou secá-las ao sol e depois moê-las.

Avalie este post post

Mostrar mais

Mayara Porto dos Santos

Olá! Sou Mayara Porto e sou graduanda em Medicina Veterinária na Universidade Federal da Bahia. Cursei o técnico em agroecologia e espero agregar valores qualitativos ao Portal Atualizei.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo