Salvador, 22 de outubro de 2022, por Mayara Porto. – Pimenta é o nome comumente utilizado para denominar frutas de notório sabor picante, pertencentes aos gêneros Capsicum, Piper e Pimenta. Dono de grande fama no setor culinário nacional, esse condimento acrescenta um toque de sabor e ardência às preparações, e é uma especiaria muito utilizada na cozinha baiana.
Se você é do tipo de pessoa que ama comidas apimentadas e nunca perde a oportunidade de degustá-la em variados pratos, eu tenho uma pergunta para você: já pensou investir em ter a sua própria plantação de pimenta no conforto do seu lar? Para te ajudar nessa tarefa, nós reunimos dicas de como plantar pimenta que vão facilitar a sua vida. Veja abaixo as melhores variedades e como cultivá-las:
Pimenta-malagueta (Capsicum frutescens)
Variedade muito nutritiva, a pimenta vermelha é uma ótima fonte de vitaminas A, B e C, além de conter magnésio, ferro e alguns aminoácidos. Seu gosto característico apimentado e forte, está presente no caroteno, substancia pigmentante que confere a cor avermelhada à fruta.
Como plantar Capsicum frutescens
A pimenta-malagueta é uma das variedades mais fáceis de se cultivar em casa. Além disso, pode ter um bom crescimento tanto no solo ou quanto vasos de planta, o que a torna uma planta versátil. Sua propagação é feita por via seminal; pode-se adquirir as sementes em casas de jardinagem ou retirar de um exemplar saudável. Seu substrato ideal é composto por um solo leve, fértil e bem drenante.
A malagueta se desenvolve melhor em climas quentes e exige regas diárias. Segundo contribuição de João Mathias, no site do Globo Rural, em 18 de abril de 2018, a colheita dessa espécie pode ser feita de 50 a 55 dias após a floração, mas, quanto maior a temperatura do local, mais rápido ela se desenvolve.
Pimenta-do-reino (Piper nigrum)
A pimenteira-do-reino é uma planta trepadeira perene que pode atingir até 3 metros de altura. Mas não há necessidade de preocupação, plantada em vasos a planta só chegará até em média 1,5 metros. Seus frutos são agrupados em espigas, os quais são geralmente secos e moídos para depois serem destinados ao mercado.
Como plantar Piper nigrum
A pimenta-preta também pode ser cultivada tanto no solo, quanto em vasos de planta. Contudo, a sua propagação é com o uso de sementes (via seminal). Essas sementes podem ser compradas em casas de jardinagem ou preparadas colocando um grão exemplar na água morna por 24 horas e, depois, realizar o plantio.
Assim como a maioria das variedades de pimenta, gosta temperaturas acima de 23 °C e de luz solar direta durante todo o dia, além de regas frequentes. O solo ideal dessa pimenta é bem drenado, fértil e rico em matéria orgânica. Todavia, conforme indica o Portal Atualizei, a colheita da pimenta-do-reino é um pouco mais demorada, podendo ser feita a partir do segundo ano, entretanto, sua produção mais vigorosa será após o terceiro ano.