Agro

Plantar hortelã em vasos ficou fácil com esse guia completo, veja 

Salvador, 26 de outubro de 2022, por Raíly Fortunato – O hortelã, também conhecido cientificamente por Mentha sp, é uma erva de origem americana, asiática e australiana. Suas folhagens são ovais e lanceoladas, serrilhadas, com coloração verde e um aroma refrescante. A erva é mundialmente conhecida por seu caráter medicinal, além de ser largamente utilizada pela indústria como matéria-prima para produção de óleos essenciais, medicamentos, essências, etc. Assim, de modo a usufruir da ampla utilização da planta, você pode aprender a como cultivar a hortelã em vasos de forma simples e eficiente. 

Dessa maneira, confira como plantar hortelã em vasos, de maneira simples em casa. Assim, continue conosco e confira o clima e solo ideais, como realizar o plantio do hortelã em vasos, os cuidados essenciais e o cultivo de mudas, veja abaixo.

Clima e solo 

A hortelã é uma erva com melhor adaptabilidade em climas temperados ou amenos, embora também possam ser cultivados em maiores temperaturas. Entretanto,  a planta não suporta o congelamento do solo e o calor extremo.  

Embora não seja exigente e possua um certa rusticidade, é ideal que o solo para o hortelã seja leve, com uma bom perfil de drenagem e com aporte nutricional. Assim, para o preparo do substrato, realize um mix com terra comum, terra vegetal e algum adubo orgânico de sua preferência, como o húmus de minhoca, por exemplo.  

Hortelã em vasos (reprodução Canva Pro)
Hortelã em vasos (reprodução Canva Pro)

Plantio em vasos 

De acordo com o site Wiki How, para cultivar a erva em vasos é preciso adquirir um recipiente com cerca de 30 cm de diâmetro, dispondo de espaço suficiente para a planta se desenvolver. Ademais, garanta que  o vaso de escolha contenha perfurações em sua base, de modo que haja o escoamento da água resultante do processo de irrigação. 

Imagem Wiki How
Imagem Wiki How

 

Assim, acrescente uma camada de drenagem ao fundo do recipiente, que pode ser feita utilizando argila expandida ou pequenas britas de jardim. Após esse processo, acrescente posteriormente uma manta geotêxtil (bidim) acima da camada de drenagem. 

Adicione ao vaso preparado a mistura do substrato, preenchendo o vaso quase por completo, deixando um recuo da borda. Logo, acomode as sementes ou a muda no centro do vaso. Para as sementes, acomode-as cerca de 0,5 cm de profundidade e cubra delicadamente com o substrato. Finalize, portanto, irrigando  a planta com auxílio de um borrifador. 

Cuidados com a hortelã e propagação 

Após realizar o planto, é essencial manter uma rotina de cuidados, para haver um desenvolvimento pleno da planta. Assim, após o plantio,  mantenha o vaso protegido dos ventos, que podem prejudicar o cultivo. A hortelã se adapta bem tanto em locais iluminados quanto em sombra-parcial. A rega, por sua vez, deve ser feita de modo que o solo fique úmido, porém, não encharcado.  

Ademais, a hortelã é uma espécie que deve ser cultivada isoladamente em vasos, evitando plantá-las junto com outras ervas e hortaliças. A adubação deve ser mensal, utilizando conteúdo orgânico, como húmus de minhoca, esterco curtido, casca de ovo triturada, etc. 

Por fim, para propagar a hortelã em vasos, você pode apostar no método da estaquia. Assim, corte um galho de uma planta saudável, e remova o excesso das folhas, mantendo apenas duas. Você pode plantá-las diretamente no substrato. Mas, para acelerar o processo, o Portal Atualizei indica deixar o caule recém cortado em um copo d’água, até que desenvolva as raízes da planta. 

Avalie este post post

Mostrar mais

Raíly Oliveira Fortunato

Olá, me chamo Raíly Fortunato, possuo formação técnica em Agroecologia, atualmente estudo na Universidade Federal da Bahia. Contribuo para o tráfego orgânico do Portal Atualizei.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo