Salvador, 21 de outubro de 2022, por Raíly Fortunato — O raphanus sativus, também conhecido popularmente por rabanete, é uma espécie pertencente à família das brassicáceas, originária na região asiática e europeia. De caráter anual, a hortaliça possui uma ampla variedade quanto ao seu tamanho, formato e cores das raízes, embora a maioria seja alongada ou esférica, de coloração branca ou vermelha. Ademais, consumido dese a antiguidade, os rabanetes são conhecidos por seu sabor adocicado, picante e com certo frescor. Assim, de modo a usufruir da hortaliça para o preparo de diversos pratos, confira como plantar rabanete em vasos, de forma fácil e eficiente.
Portanto, reunimos para você em nosso conteúdo o guia completo de como cultivar o rabanete em vasos, obtendo, portanto a hortaliça em seu canteiro. Dessa forma, continue conosco e confira agora o passo a passo completo do plantio em vasos, as dicas de cuidado e o período certo da colheita.
Plantar rabanete em vasos
Embora o rabanete também possa ser cultivado em canteiros, hoje ensinaremos o cultivo da hortaliça através da utilização de vasos. Assim, escolha um recipiente médio, com perfurações em sua base e monte a camada de drenagem ao fundo do vaso, com a utilização de argila expandida ou britas de jardim.
Conforme o site Wiki How, o solo precisa ser solto e com bom perfil de drenagem. Logo, realize uma mistura com uma parte de terra vegetal, uma parte de vermiculita e uma parte de conteúdo orgânico da sua preferência, como húmus de minhoca, ou esterco bovino curtido. Acrescente, portanto, o conteúdo no vaso já preparado e inicie o processo da semeadura. Assim, acomode as sementes na cova com cerca de 1,25 cm de profundidade, mantendo 3 cm de distância caso opte por fazer mais de uma cova no vaso. Cubra cuidadosamente com o substrato e finalize com a regadura utilizando um borrifador.
Cuidando dos rabanetes
Para haver um crescimento adequado dos rabanetes, é essencial promover uma rotina de cuidados com a espécie. Assim, certifique-se de manter o rabanete em locais de alta luminosidade, seja em luz direta ou sombra parcial. Ademais, por serem cultivares de regiões mais frias, opte por realizar o plantio dos rabanetes nas estações mais frias do ano.
A rega, por sua vez, deve ser regular, proporcionando sor rabanetes uma boa disponibilidade de água. Entretanto, para atender a essa exigência, é essencial preparar o vaso e o solo corretamente, de modo que não haja acúmulo de água nas raízes da planta, o que pode levar à morte. A adubação do rabanete pode ser mensal, aplicando conteúdo orgânico e, por fim, como trato cultural, o Portal Atualizei indica a remoção de plantas invasoras do vaso, que pode competir com os nutrientes do cultivar.
Colheita do rabanete
Após aprender a como cultivar rabanete em vasos, é hora de obter os resultados. Portanto, a colheita pode ser feita entre 25 a 30 dias após a semeadura, para os cultivares de pequeno porte. Os de grande porte, por sua vez, têm sua colheita realizada cerca de 60 dias após o plantio.