Salvador, 26 de outubro de 2022, por Janaina Brito – A sálvia é uma erva versátil e muito conhecida por suas propriedades medicinais, mas, também pela sua aplicação na cozinha como tempero. Além disso, é uma planta de cultivo descomplicado e que se adapta muito bem a espaços restritos, podendo ser plantada em vasos dentro de casa com poucas manutenções.
Assim, com tantos usos, nada melhor do que acrescentar essa espécie à sua horta e aproveitar dos benefícios de seu consumo em chás ou preparos culinários. Ademais, a sálvia também pode servir como planta ornamental, trazendo mais verde à decoração de qualquer ambiente. Confira abaixo como cultivar essa erva em vasos e todos os cuidados necessários para mantê-la saudável e produtiva.
Como plantar sálvia em vaso
Em primeiro lugar, a sálvia até consegue sobreviver em vasos pequenos, mas, o ideal é investir em recipientes grandes, com cerca de 30cm de altura para permitir que suas raízes cresçam de forma adequada e garantir o desenvolvimento máximo da planta. Outrossim, é interessante fazer uma camada de drenagem no fundo do vaso para impedir que a água se acumule, o que pode comprometer as raízes.
Quanto ao solo, a espécie é bastante resistente e não faz grandes exigências, porém, o melhor é apostar nos tipos leves e com boa drenagem. Além disso, invista em substratos ricos em nitrogênio para complementar o plantio. Desse modo, a principal forma de propagação da sálvia é através de sementes, apesar de as mudas também serem uma opção.
Como o cultivo é em vaso, é possível plantar as sementes no recipiente definitivo, posicionando as sementes a 1cm de profundidade e fazendo a primeira rega. Porém, você também pode optar por sementeiras. Nesse caso, faça o transplante apenas quando as mudas estiverem grandes o bastante para serem manuseadas. Depois de duas ou três semanas as sementes vão germinar e o seu pé de sálvia começará a crescer.
Luminosidade
A sálvia gosta de temperaturas amenas e, por isso, prefere climas subtropicais, como o da região sul. Porém, ainda é possível cultivá-la em regiões mais quentes, cuidando em especial das regas para manter a planta saudável. Afinal, ela também precisa de luz solar direta por pelo menos 2 horas para se desenvolver bem, então, não deixe de fornecer uma boa iluminação para a espécie.
Regas
O ideal é manter o solo de cultivo da sálvia sempre úmido, contudo, como já dito, essa é uma espécie que tolera mais períodos de estiagem do que o excesso de água. Se você vive em um ambiente mais frio, pode espaçar mais as regas. Dessa forma, verifique sempre as condições do solo antes de molhar.
Colheita
A primeira colheita pode ser feita após 90 a 120 dias depois do início do plantio. Ademais, quando a planta estiver madura, você pode conseguir até duas colheitas fartas por ano. Entretanto, é importante replantar a sálvia de 3 em 3 anos para garantir uma boa produção, visto que com o tempo a espécie tende a perder produtividade. Agora que você já sabe como cultivar e cuidar dessa erva, o site Portal Atualizei te mostra seus principais benefícios.
Benefícios da sálvia
Segundo Maria Teresa Santos em matéria para a revista Veja Saúde, em 16 de abril de 2020, a sálvia é utilizada com planta terapêutica desde a antiguidade. Como destaque, ela possui propriedades anti-inflamatórias importantes para o tratamento de micoses, além de melhorar a digestão e combater a insônia. Ademais, ela é um ótimo remédio para desobstruir as vias respiratórias durante aquela gripe.
Outrossim, ela é rica em minerais e nas vitaminas A, C e E e também possui ação antioxidante e analgésica. Contudo, gestantes e lactantes devem evitar o consumo de chás ou infusões à base de sálvia, já que ainda não há comprovação da segurança de seu consumo nesses casos.