A novela Vale Tudo foi um dos maiores sucessos de audiência da história da Rede Globo. A trama, que foi ao ar em maio de 1988, ficou até janeiro de 1989, quando marcou época e toda uma geração.
Agora, a Rede Globo revelou que a novela terá um ‘remake’, isto é, uma regravação com novos atores. A primeira versão de Vale Tudo teve coautoria de Gilberto Braga, Aguinaldo Silva e Leonor Bassères e contou com atores consagrados, como Regina Duarte, Antônio Fagundes, Daniel Filho, Reginaldo Faria e Glória Pires, entre outros.
Desta vez, a nova versão terá a autora Manuela Dias à frente do projeto, que já teve autorização de Amauri Soares, comandante dos Estúdios Globo. Além disso, a nova versão vai para o horário das 21h, assim como a primeira versão, embora naquela época as novelas começassem mais cedo.
Quando Vale Tudo vai ao ar novamente?
De acordo com as informações obtidas na Rede Globo, Vale Tudo deverá ir ao ar no primeiro semestre de 2025. Mas, os nomes dos atores que vão encenar os antigos personagens ainda não foram definidos.
Na época, Vale Tudo atingiu níveis surpreendentes de audiência. E chegou perto de repetir o fenômeno Roque Santeiro, de 1985, que chegou a ter 100% de audiência em determinado momento no último capítulo, já em fevereiro de 1986.
Quanto à novela de 1988, quem ganhou fama e ficou para a memória televisiva brasileira foi a personagem Odete Roitmann. Vivida pela já falecida atriz Beatriz Segal, ela é assassinada nos capítulos finais e, apenas no último capítulo, se revela o assassino.
Aliás, a assassina, já que a responsável foi a personagem da atriz Cássia Kiss. Na época, as cenas do capítulo final foram gravadas no mesmo dia, para dar mais suspense e não deixar vazar informações.
Inclusive, nos dias que antecederam a descoberta, a própria Globo fazia enquetes no intervalo da novela. E perguntava “Quem matou Odete Roitmann”.
Inclusive, o portal de notícias Uol já chegou a fazer uma matéria sobre assunto no dia 15 de agosto de 2023. Na oportunidade a matéria teve assinatura do jornalista Walter Félix.
Novela tem temas atuais e trilha sonora marcante
A volta de Vale Tudo, embora mais de 35 anos depois, segue muito atual. Afinal de contas, mostra casos de corrupção, ganância e tentativa de sempre levar vantagem em tudo.
Na prática, a novela foi uma grande crítica social sobre o Brasil daquela época. Inclusive, a música de abertura ‘Brasil’, de Cazuza e interpretada por Gal Costa, mostra muito disso.
Aliás, por falar em Cazuza, a música ‘Faz parte do meu show’, inclusa na trilha sonora nacional, foi um grande sucesso. E até hoje essa música de Vale Tudo é muito lembrada e tocada.