Belo Horizonte, 21 de outubro de 2022, por Gabriela Scopel – Muitos desejam ter uma horta em casa, seja por estética, lazer, passatempo ou pela saúde garantida que você terá ao consumir produtos de origem orgânica. No entanto, há um impasse muito grande quando não sabemos por onde começar. Isso pode, inclusive, se tornar um bloqueio.
Por isso, no artigo abaixo, você verá todos os detalhes que você precisa saber para começar a sua horta particular e, também, quais são os principais benefícios de começar esse pequeno investimento por você mesmo. Então, sem mais delongas, vejamos tudo a respeito agora mesmo!
Quais os benefícios de se ter uma horta?
Primeiramente, antes de saber por onde começar a montar a sua horta sem que haja prejuízos ou dores de cabeça, é importante que você entenda os benefícios para potencializar ainda mais a sua decisão. Desse modo, dentre as mais diversas vantagens, podemos citar as seguintes como sendo as principais:
- Você terá uma economia nas compras da semana, mesmo que só perceba essa economia a longo prazo. Com toda certeza, cultivar seus próprios alimentos evita um gasto econômico posterior;
- Além disso, é inegável o fato de que você estará cuidando da sua saúde e estará evitando consumir alimentos contaminados por fertilizantes, por exemplo;
- O processo de ter uma horta é também, em boa parte, terapêutico, ocupando a mente com momentos de lazer e garantindo uma atividade em conjunto para toda a família, caso este seja o seu caso.
Esses são os três pilares primordiais ao buscar uma hortinha em casa. Investindo nela, o espaço verde da sua casa ou qualquer outro espaço ficará ainda mais bonito e convidativo. Portanto, veja por onde você deve começar continuando a leitura.
Como começar a horta do zero? Entenda melhor
O processo não é nada difícil e você rapidamente pegará o jeito de ter a sua horta. Sendo assim, segundo o site UOL, em uma matéria publicada no dia 18 de maio de 2022, que conta com a participação de Giselle Marques Battistelli, arquiteta e paisagista da Arquintal Paisagismo, para começar, você só precisa avaliar o espaço, a iluminação, a circulação do vento e o quanto de produção você pretende ter.
Junto a isso, pense e estude também sobre quais espécies são boas de serem plantadas juntas por possuírem o mesmo processo de manutenção. Depois disso, basta que você esteja sempre se informando sobre a forma de cuidado que cada uma exige e busque optar por materiais de boa qualidade, como adubos, terras, fertilizantes – caso necessite – e vasos que possuam boa vazão de água.
É fundamental que já tenha em mente o tipo de horta: será horizontal? Vertical? Suspensa? Para isso, nada melhor do que avaliar o espaço e já se preparar. Com as espécies em mão, dê preferência para os legumes e vegetais mais fáceis de plantar nesse começo -, prepare a terra sempre com uma camada de drenagem feita a partir de britas, por exemplo, e complete o terreno com terra e adubo, sendo a proporção de 30% de adubo e 70% de terra de boa qualidade.
Quais plantas ter na horta?
Por fim, caso você esteja em dúvida sobre quais plantas ter em casa na sua primeira horta, aconselhamos as seguintes plantações abaixo para que você tenha resultados ainda mais satisfatórios:
- Tomate cereja;
- Alface;
- Alecrim;
- Hortelã;
- Cebolinha;
- Salsinha e coentro.
Com poucos passos, você consegue ter uma horta de qualidade em casa e, ainda, evitar prejuízos por conta do seu investimento nesse tipo de plantio. Esperamos que as dicas tenham sido úteis e, para ficar por dentro dos principais fatos sobre o seu jardim, não se esqueça de dar uma passadinha em nosso Site Portal Atualizei. Obrigada pela leitura e até a próxima!