Salvador, em 25 de outubro de 2022, por Mayara Porto. – É quase certo que em algum momento da sua vida, passeando pela sua cidade, você já tenha esbarrado com esta planta. A chanana, de nome cientifico turnera subulata, é uma planta herbácea da América tropical e muito presente em todo o Brasil. A flor da chanana apresenta pétalas arredondadas na cor branca amarelada e o miolo escuro. Seu arbusto pode crescer até meio metro com uma enorme facilidade de propagação.
Dona de vários nomes como: flor-do-Guarujá, boa-noite, onze-horas, damiana, turnera, organillo, albina e bom-dia. Desse modo, com essa infinidade de nomes, nota-se que ela é bem conhecida em todas as regiões e cada lugar resolveu batizá-la com um nome diferente. Então, vamos aprender a cultivá-la? Veja abaixo:
Propagação da chanana
Considerada praga por algumas pessoas, a flor-do-Guarujá se propaga muito facilmente. Por isso, é comum vê-la em lugares inusitados como calçadas ou em terrenos baldios. Suas sementes são muito pequenas, oque facilita a dispersão pelo vento e por insetos polinizadores. Mas, para cultivo ornamental, você pode perpetuá-la tanto por estaquia quanto por sementes mesmo.
Plantio
Geralmente é plantada em canteiros, mas, também é vista em vasos rasos e grandes. Então, escolha o local em que irá plantá-la. Em seguida, monte um substrato rico e aerado, ⅔ de terra vegetal e ⅓ de areia lavada e adicione um adubo orgânico de sua preferência. Além disso, caso opte por fazer plantio em canteiros com várias mudas, o espaçamento indicado é 25 cm entre plantas.
Manejo
Essa planta rústica não exige regas diárias; regue-a somente quando o solo estiver visivelmente seco. A luminosidade ideal para a chanana é a luz solar direta, ou meia sombra. Além disso, o trato da poda não é necessário com frequência, pois essa é uma planta que não cresce muito, entretanto, podem ser feitas para fins estéticos.
Curiosidades sobre a chanana
Segundo contribuição de Ana Beatriz Hoffert, no site Casa Vogue, em 24 de janeiro de 2022, a chanana, além de ornamental, também é uma planta medicinal e uma PANC (planta alimentícia não convencional). Como erva medicinal, a flor-do-Guarujá tem ação antioxidante, anti-inflamatória e antibacteriana, ademais, pode ser utilizada contra cólicas e infecções urinárias. Já como PANC, a chanana pode ser utilizada fresca em saladas ou compor coqueteis, geleias e chás.
Viu como é fácil cultivar a chanana na sua casa? Uma planta rústica, que necessita de pouquíssimo manejo, pronta para ser a nova espécie cultivada por você. Contudo, nós do Portal Atualizei, esperamos que tenham gostado das informações que trouxemos. E agora é hora de por a mão na terra e começar o seu próprio cultivo da flor chanana no seu lindo jardim. Vamos lá!