News

Kefir com leite caseiro; aprenda como fazer corretamente em casa

Belo Horizonte, 22 de novembro de 2022, por Gabriela Scopel – Você já ouviu falar do kefir? Um alimento bastante comentado, mas, que nem todos entendem exatamente o que é. Afinal, é um alimento vivo? Ele deve ser cultivado? Como se dá essa relação?

Bom, no artigo abaixo, nós explicaremos sobre o que se trata o kefir, falando desde o que ele é, de fato, até mesmo seus benefícios e formas de cultivo. Por isso, se você ficou interessado, saiba mais detalhes ao ler até o final.

O que é o kefir?

Em primeiro lugar, saiba que, apesar de ser uma febre hoje em dia, povos antigos já utilizam, e muito, o kefir, já que é uma iguaria milenar e que sempre salvou as pessoas na hora que precisavam de um alimento prático e saudável. Dessa forma, trata-se de um alimento vivo, que chamamos de probiótico, por isso falamos sobre cultivá-lo.

Sendo assim, consistem em pequenos grãos formados por lactobacilos, fungos e bactérias. Estes, por sua vez, são cultivados na água ou no leite, mas, em sua maioria, no leite. Isso porque, muitos querem que ele imite um iogurte, então, o leite acaba sendo a melhor opção. Logo, o kefir, além de famoso, é benéfico para nós, como já foi dito, mas, em que será que ele auxilia? Entenda mais logo abaixo.

Kefir com leite caseiro; aprenda como fazer corretamente em casa
Kefir com leite caseiro; aprenda como fazer corretamente em casa – Canva

Quais são os benefícios do kefir?

Sendo assim, agora que você entendeu melhor sobre o que se trata o kefir, veja como ele pode ser útil para sua saúde. Isso porque, segundo uma matéria publicada pelo G1, no dia 15 de abril de 2019, dentre os efeitos benéficos, destacam-se os principais como sendo:

  • Combate vírus, bactérias e fungos patogênicos;
  • Reduz as chances de depressão, colesterol e câncer;
  • Fortalece o sistema imunológico;
  • Auxilia na absorção do cálcio e outros nutrientes.

Além disso, por ser pouco calórico, é indicado para quem está em uma dieta de perda de peso, pois é saudável e, ainda, consegue te ajudar a perder algumas medidas. No entanto, como fazer cultivá-lo em casa com leite caseiro? Veja sobre isso no tópico a seguir.

Kefir com leite caseiro; aprenda como fazer corretamente em casa
Kefir com leite caseiro; aprenda como fazer corretamente em casa – G1

Como cultivar esse alimento com leite caseiro?

Nesse sentido, para cuidar do kefir em casa, saiba que é possível, mas é preciso que algumas questões sejam observadas:

  • Recipientes de vidro, colheres de plástico, silicone ou inox, luz e temperatura adequadas ajudam que o grão se desenvolva com qualidade;
  • Ademais, o kefir precisa de oxigênio para crescer, isto é: vede o recipiente com papel toalha, para que o ar continue passando para o alimento;
  • A higiene é fundamental, pois, o mesmo leite que o ajuda a crescer, também é propício para sustentar outros micro-organismos nocivos à saúde.

Ah! É válido lembrar também que o alimento não é nada difícil de ser manuseado, porque os grãos fermentam na luz ou no escuro e podem ser conservados fora da geladeira. Com relação ao leite, o kefir cresce em qualquer leite animal, seja desnatado, semidesnatado ou integral, de saquinho ou de caixinha.

O resultado final dependerá do seu gosto pessoal, então, por exemplo, tenha em mente que o leite desnatado o deixará com um gosto menos bom, e assim por diante. Por fim, ele dura muitos meses, mas se quiser prolongar sua vida útil ainda mais, congele-o de tempos em tempos.

E, então? Gostou de saber mais sobre o kefir? Ele realmente é um alimento muito bom e ajuda na sua saúde e na sua economia no final do mês. Agradecemos sua leitura até aqui e te convidamos a acessar o nosso  Portal Atualizei, porque postamos conteúdos diários feitos para você!

Avalie este post post

Mostrar mais

Gabriela Scopel

Sou capixaba, mas estou em terras mineiras para cursar letras na UFMG. Amo a escrita e a forma como ela veicula informações que passam barreiras e unem pessoas. Apaixonada por livros, filmes e pela arte da educação, atuo há mais de dois anos nas escritas em sites e blogs. Para sugestões, meu e-mail é: [email protected]

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo