Agro

Plantar lichia a partir do caroço ficou simples com esse passo a passo, veja

Salvador, 29 de novembro de 2022, por Raíly Fortunato – A Litchi chinesis, também conhecido popularmente por lichia, é uma espécie pertencente à família das sapindáceas, oriunda da Ásia. A famosa árvore frutífera gera fruto pequenos, de formato ovoide, com casca rugosa, de coloração rosada a avermelhada.

Em seu interior, a polpa é translúcida, suculenta e adocicada, com um aroma delicioso, além do seu caroço marrom-escuro. Perfeita para compor um pomar doméstico, a lichia tem se tornado uma das primeiras escolhas para quem deseja fazer o cultivo de frutíferas.

Logo, reunimos para você em nosso artigo o passo a passo completo e eficaz para conduzir o plantio da lichia a partir do caroço. Deste modo, continue conosco e confira o clima ideal para o plantio da lichia, tudo para o plantio em vasos, iluminação e irrigação da planta e o controle de pragas.

Clima e iluminação

A lichia geralmente é uma espécie com bastante exigência em relação ao clima, deste modo, é essencial se atentar com o perfil climático da região de plantio. Apesar de poder se desenvolver em regiões tropicais com temperaturas mais quentes, a frutífera não produz satisfatoriamente nesse tipo de clima. Deste modo, possui uma melhor adaptabilidade onde o clima é mais frio, com temperatura entre 10 a 15 °C.

Ademais, o Portal Atualizei alerta que a lichia deve estar disposta em locais em que haja bastante iluminação solar direta, de modo que haja um bom desenvolvimento e frutificação. Portanto, garanta que a planta receba pelo menos 4 horas diárias de luz solar.

Lichia (reprodução Pixabay)
Lichia (reprodução Pixabay)

Plantar lichia a partir do caroço

Para realizar o plantio da lichia a partir do caroço, primeiramente, é preciso ter um fruto saudável, sem sinais de fungos, doenças e com casca regular. Conforme Ana Beatriz, em 11 de janeiro de 2022, em colaboração com a revista Casa Vogue, é preciso separar o caroço da polpa branca, deixado-as secar por cerca de três dias. Após esse processo, selecione um recipiente com furos na base e monte a camada de drenagem com argila expandida por todo o fundo do recipiente.

Imagem Casa Vogue
Imagem Casa Vogue

 

Assim, adicione um mix de conteúdo com terra vegetal, húmus de minhoca e um pouco de areia no vaso. Posteriormente, faça covas e acomode horizontalmente entre 5 ou 6 caroços por cova. Após. cubra com o restante do substrato e finalize regando com o auxílio de um borrifador.

Lichia (reprodução Pixabay)
Lichia (reprodução Pixabay)

Rega e controle de pragas

É essencial que a frequência de regas seja feita regularmente, deixando o substrato sempre úmido, porém, sem encharques. Desta maneira, deve-se evitar que a terra fique ressecada, uma vez que a frutífera não tolera secas.

Ademais, para otimizar o crescimento da lichia e a frutificação, a adubação deve ser conduzida a cada três meses, podendo ser feitas a partir da utilização de adubo orgânico, como o esterco bovino curtido. Ainda, para controle de pragas, aposte na utilização de soluções caseiras, como uma mistura de água, bicarbonato e vinagre.

Avalie este post post

Mostrar mais

Raíly Oliveira Fortunato

Olá, me chamo Raíly Fortunato, possuo formação técnica em Agroecologia, atualmente estudo na Universidade Federal da Bahia. Contribuo para o tráfego orgânico do Portal Atualizei.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo