Agro

Mini estufa para plantas: aprenda como fazer a sua usando material reciclável

Salvador, 18 de dezembro de 2022, por Janaina Brito – Você conhece o sistema de estufas? A estufa é uma estrutura de cultivo que tem como principal objetivo absorver o calor que vem do sol e mantê-lo condicionado em seu interior. Além disso, ela também garante proteção para a planta contra possíveis ameaças externas, como larvas, ervas daninha e até mesmo geadas. No universo da agricultura, já existe também a mini estufa, capaz de proteger as plantações menores.

A mini estufa para plantas, tem a mesma função de uma estufa comum e são também construídas por materiais transparentes, garantindo, dessa forma, a proteção e a passagem da radiação solar. Além disso, ela pode ser feita tanto para cada planta individualmente ou de forma maior para alocar várias.

E, então, ficou interessado em melhorar a qualidade de vida das suas plantinhas? Para isso, separamos aqui um passo a passo imperdível de como fazer uma mini estufa a partir de materiais recicláveis. Confira mais no texto abaixo.

Mini estufa (Reprodução: Canva)
Mini estufa (Reprodução: Canva)

Como funciona uma estufa?

As estufas, de um modo geral, garantem que o calor dos raios de sol permaneçam por mais tempo para a plantinha. De acordo com uma matéria da Globo, texto de Camila Santos, escrito em 26 de setembro de 2021, o aquecimento do solo emite radiação infravermelha para o ar da estufa, formando correntes de convecção (massas de ar quente sobem e massas de ar frio descem), sendo que, este ar se torna incapaz de se propagar para o ambiente externo. Dessa forma, o calor proveniente do sol aquece a massa de ar quente que sobe para o teto da estufa, e não se perde porque é aprisionado ali.

Globo (Reprodução: Canva)
Globo (Reprodução: Canva)

Como fazer uma mini estufa

Agora que você já sabe como funciona e para que serve uma estufa, chegou a hora de colocar a mão na massa. Para isso, o site Portal Atualizei separou um passo a passo incrível de como fazer uma mini estufa apenas com materiais recicláveis e de baixo custo. Vamos conferir?

Caixinhas de plástico

Você pode aproveitar diversas embalagens de alimentos que são vendidas no supermercados. As caixinhas de plástico transparentes, por exemplo, podem ser utilizadas como excelentes estufas. Basta colocar sobre as plantinhas e fixar as laterais com uma pedra.

Copos

Os copos, sejam eles de vidro ou de plástico também podem se transformar e uma incrível mini estufa. Para isso, basta virá-los de cabeça para baixo. A radiação infravermelha que o solo emite, será capturada pelo vidro, criando um mini ambiente que evitará que as folhas murchem.

Potes de vidro

Quando o espaço é pequeno, medidas criativas são necessárias! Os potes de vidro podem ser uma mini estufa perfeita para cultivar plantas muito pequenas. Sendo assim, basta enchê-los com os materiais necessários para iniciar um cultivo adequado, e veja como você terá de forma prática e fácil uma linda mini estufa.

Avalie este post post

Mostrar mais

Janaina Brito de Pinho

Nascida e criada em Salvador, Bahia. Técnica em química e, atualmente, estudante de medicina. Apaixonada por animais, livros e todo tipo de conhecimento. Hoje, faço parte do time de redatores do Diário SP. Contato para sugestões: [email protected]

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo