Agro

Problemas com lesmas na hortinha em casa? Táticas caseiras para combater; confira

Salvador, 28 de outubro de 2022, por Janaina Brito – Uma hortinha verde e saudável é o grande sonho de quem investe no cuidado de cultivos para a alimentação em casa. Porém, todo esse esforço pode ser facilmente destruído por pragas que atacam as hortaliças e outros vegetais. Assim, não é difícil encontrar lesmas na horta e os estragos que elas provocam. Então, como se livrar dos invasores?

Esses moluscos se alimentam de uma variedade de vegetações e podem representar um verdadeiro problema até para uma plantação pequena. Por isso, se você quer evitá-los, é preciso entender as condições mais favoráveis para a disseminação dessa praga. Desse modo, veja abaixo como combater as lesmas na horta com truques caseiros e naturais e diga adeus a esses bichinhos indiscretos.

Lesmas na horta (Reprodução Canva)
Lesmas na horta (Reprodução Canva)

Por que as lesmas surgem na hortinha?

Os moluscos costumam aparecer, em especial, após o período de chuvas do verão. A justificativa para isso é que esses invasores adoram ambientes quentes e úmidos. Além disso, eles possuem hábitos noturnos, então, quanto mais escuro o local for, mais lesmas vão surgir.

Contudo, quais as plantas que essas pragas mais gostam? As lesmas são comuns nas hortas, mas também são atraídas por plantas ornamentais, comprometendo toda a beleza que essas espécies proporcionam. Desse modo, flores perenes, como lírios, são favoritas, assim como os populares vegetais que costumam fazer parte da horta: hortaliças, diferentes tipos de batata e até mesmo frutíferas. A seguir, o site Portal Atualizei te mostra dicas importantes para afastar os invasores da sua horta.

Como evitar lesmas na horta

Se a sua hortinha está sofrendo com a presença de lesmas, saiba que existem táticas caseiras capazes de fazer o controle dessa praga. É possível criar iscas e armadilhas e, em seguida, fazer a catação dos moluscos de forma segura. De acordo com Isadora Moraes em matéria para a revista Casa e Jardim, em 15 de agosto de 2021, é fundamental evitar o contato direto com esses animais durante esse controle, visto que algumas espécies podem transmitir doenças.

Publicação do site casaejardim.globo.com sobre lesmas na horta - Imagem portal Casa e Jardim
Publicação do site casaejardim.globo.com sobre lesmas na horta – Imagem portal Casa e Jardim

Colocar sal sobre os moluscos funciona?

Apesar desse ser um truque muito difundido, o sal pode trazer prejuízos para o solo, afetando as plantas e reduzindo a fertilidade do ambiente. Ao invés disso, uma ótima dica para afastar as lesmas é diluir uma porção de canela ou de café em água e borrifar nas plantas. Para isso, misture uma colher de sopa desses ingredientes com 500mL de água e aplique sobre as folhas.

Armadilha de cerveja

Se você optar por armadilhas, preencha um recipiente com cerveja e enterre-o no solo perto nas hortaliças, de forma que apenas a borda do copo fique para fora. As lesmas são atraídas pela cerveja e caem no recipiente, ficando presas. Assim, prefira colocar o pote de cerveja durante a noite e retire pela manhã, fazendo a catação dos moluscos com luvas. Lembre-se que eles possuem hábitos noturnos e a armadilha será mais eficaz nesse período.

Invista na cobertura do solo

Apesar dos truques acima, a melhor forma de evitar o aparecimento de lesmas na horta é cobrir o solo com materiais ásperos, como serragem ou fubá. Esses ingredientes vão fazer a cobertura do solo e dificultam a locomoção dos moluscos, ou seja, eles não são capazes de chegar até as plantas. Dessa forma, essa é a dica chave para afastar essas pragas dos seus cultivos.

Viu como é simples combater as lesmas na horta de maneira caseira? Você também pode optar por iscas, espalhando legumes como chuchu ou berinjela pelo local e retirar os invasores em seguida. Comece a proteger sua hortinha agora mesmo!

Avalie este post post

Mostrar mais

Janaina Brito de Pinho

Nascida e criada em Salvador, Bahia. Técnica em química e, atualmente, estudante de medicina. Apaixonada por animais, livros e todo tipo de conhecimento. Hoje, faço parte do time de redatores do Diário SP. Contato para sugestões: [email protected]

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo