Agro

Guia simples para plantar melancia no quintal e ter frutos frescos em pouco tempo

Salvador, 01 de janeiro de 2023, por Janaina Brito – Melancia é uma das frutas mais populares no Brasil, em especial, durante os meses mais quentes, quando o seu frescor e sabor doce são ainda mais requisitados para aliviar o calor. Dessa forma, nada mais prático do que tê-la disponível sempre à mão em casa. Plantar melancia pode ser a solução, pois o cultivo é mais simples do que muitos imaginam.

A espécie herbácea é uma planta trepadeira que se adapta às diferentes condições climáticas do país. Outrossim, possui produção rápida, ou seja, em pouco tempo você estará aproveitando sua saborosa polpa. E o melhor: o consumo diário da fruta engloba diversas vantagens para a promoção de saúde. Confira abaixo como plantar melancia, os cuidados que o cultivo demanda e todos os seus benefícios.

Plantar melancia (Reprodução Canva)Plantar melancia (Reprodução Canva)

Cultivo de melancia

A melancia possui um manejo simples e, apesar do tamanho, não requer muito espaço para se cultivar. Os solos ideais são do tipo arenosos, leves, bem drenados e ricos em matéria orgânica, em especial, em nitrogênio. Importante ressaltar que a vegetação se desenvolve melhor em solos de média acidez, o que pode ser corrigido fazendo calagem na região um mês antes do plantio. Além disso, a adubação também deve ser feita previamente e durante o cultivo, utilizando esterco curtido ou outros resíduos animais e vegetais.

A propagação da melancia ocorre através de mudas ou sementes. Para a semeadura nas condições climáticas ideais, ou seja, em ambientes quentes e durante a baixa de chuvas, você pode promover a germinação nos locais definitivos. Porém, em caso de condições adversas, você pode optar pela semeadura em locais temporários, fazendo o transplante quando as mudas atingirem 15cm de altura.

Assim, abra covas com um metro de espaçamento e posicione cerca de quatro sementes por cova com 2 a 3cm de profundidade. As raízes da espécies costumam ser profundas, então, você deve fornecer espaço suficiente para o seu desenvolvimento. Por fim, a germinação pode levar até duas semanas para acontecer. Com o crescimento das mudas, faça o desbaste deixando apenas as mais vigorosas.

Iluminação e regas

Além de temperaturas mais elevadas, o cultivo de melancia precisa de iluminação solar abundante e direta para produção adequada. As regas também são fundamentais durante a fase de crescimento. Apenas atente-se para não encharcar o solo. Ademais, a baixa umidade quando os frutos estão amadurecendo costuma aumentar a qualidade do sabor da melancia.

Plantar melancia (Reprodução Canva)
Plantar melancia (Reprodução Canva)

Colheita

Após um mês ou mês e meio da fecundação das flores, a fruteira chega à fase de colheita, totalizando cerca de 80 a 110 dias desde o início do cultivo. Frutos maduros formam um som oco quando sofrem batidas na casca, ou seja, não deixe de verificar antes de colher.

Cuidados e dicas para a produção

A frutífera é suscetível a pragas e doenças. Uma dica é fazer uma camada de proteção com algum material embaixo de cada fruto para evitar o contato com o solo. Você também pode direcionar o cultivo com o auxílio de apoios. Vire os frutos de vez em quando para um aspecto mais uniforme.

Invista na polinização

A produção de melancia só é possível graças à polinização. Então, para a obtenção de frutas, aposte na presença de insetos polinizadores, em especial, de abelhas. Elas atuam durante o início da manhã, transportando o pólen entre as flores masculinas e femininas. O processo é natural, mas, em caso de plantações pequenas, você pode realizar a polinização manual com um pincel de cerdas macias.

Agora que você já sabe tudo sobre como plantar melancia, o site Portal Atualizei te mostra quais são as vantagens de consumir essa deliciosa fruta.

Consumo de melancia e seus benefícios

A melhor maneira de ingerir melancia é de forma natural, aproveitando os nutrientes e propriedades da fruta. Sua polpa vermelha é rica em carboidratos e minerais como potássio, fósforo, cálcio, magnésio, fibras, além das vitaminas A e C. Desse modo, seu consumo fortalece o sistema imunológico, melhora a digestão e o funcionamento do intestino e protege a saúde dos olhos.

Ademais, ela é 90% água e, de acordo com Samantha Cerquetani em colaboração com o site UOL, em 27 de julho de 2020, a melancia possui propriedade diurética, o que reduz inchaços e faz bem para os rins, além de auxiliar na hidratação do corpo.

Por fim, a fruta também é rica em licopeno, antioxidante que combate o estresse celular promovido pelos radicais livres. O resultado é a prevenção de doenças cardiovasculares pelo controle dos níveis de colesterol e da pressão arterial.

Imagem UOL
Imagem UOL

 

Viu como é fácil plantar melancia? Não deixe de aproveitar todos os benefícios dessa poderosa fruta e comece a cultivá-la no quintal agora mesmo. Tudo com esse guia descomplicado.

Avalie este post post

Mostrar mais

Janaina Brito de Pinho

Nascida e criada em Salvador, Bahia. Técnica em química e, atualmente, estudante de medicina. Apaixonada por animais, livros e todo tipo de conhecimento. Hoje, faço parte do time de redatores do Diário SP. Contato para sugestões: [email protected]

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo