Casa

Parede de casa está descascando? Veja por que isso acontece e como arrumar imediatamente

Belo Horizonte, 26 de novembro de 2022, por Gabriela Scopel – Você já passou pela situação de ter uma parede descascando em casa? Já pensou quais os motivos que a levaram a ficar desse jeito ou, ainda, o que poderia ser feito para minimizar o estrago, o prejuízo e trazer de volta a beleza do espaço?

O artigo abaixo irá tratar dessa questão hoje mesmo! Veja o que leva a parede a estar descascando e como você pode se prevenir e cuidar do local da melhor forma possível, sem gastar muito e contendendo os problemas de uma vez. Fique até o final da leitura e saiba mais!

Por que a parede de casa está descascando?

Em primeiro lugar, se a sua parede está descascando, é importante saber os motivos disso para que você saiba como lidar e, claro, se prevenir para a próxima vez. Dessa forma, segundo uma matéria da Folha de São Paulo na UOL,  publicada no dia 20 de novembro de 2005, os principais vilões das paredes são as gorduras e umidades.

Isso porque, no caso da gordura, geralmente é uma má limpeza que ocasiona a situação. No entanto, se tratando de umidade, os motivos podem ser diversos, dentre eles: o local pode estar abafado, sem ventilação e úmido – bem comum em banheiros, por exemplo -. Sendo assim, se essas forem as razões e, inclusive, tiver aparecido mofo no espaço, limpar com água sanitária já é o suficiente.

Contudo, caso a parede descascando seja pela umidade vindo do solo, seja do piso ou de paredes que, geralmente, estão em contato com jardins ou estão tendo infiltrações, a situação já se complica mas um pouco. Se você está nesse barco, veja abaixo as soluções que encontramos para você!

Parede de casa está descascando? Veja por que isso acontece e como arrumar imediatamente
Parede de casa está descascando? Veja por que isso acontece e como arrumar imediatamente – UOL

O que fazer para prevenir parede descascando?

Antes da parede descascando começar a ficar em estados mais críticos, recomendamos algumas atitudes que podem ser tomadas antes. Assim, você evita que problemas futuros surjam! Por isso, dá só uma olhada:

  • Não deixe os espaços criarem muita umidade, então, os mantenha sempre bem ventilados e livres de infiltrações;
  • Use materiais de qualidade no revestimento das paredes e passe tintas que são à base de água, para molhar sem preocupações;
  • Não deixe a situação escalar a níveis extremos: se perceber que a parede está ficando estufada, já vá com uma espátula descascando e refazendo as camadas necessárias para evitar que o prejuízo seja ainda maior;
  • Sempre passe impermeabilizantes, seladores e, se parede for de gesso, um fundo reparador, para que o resultado final seja ainda mais durador e satisfatório.
Parede de casa está descascando? Veja por que isso acontece e como arrumar imediatamente
Parede de casa está descascando? Veja por que isso acontece e como arrumar imediatamente – Canva

Como consertar a parede estufada?

Por fim, caso sua parede descascando esteja em uma situação que não há como reverter, a saída é remover não apenas a pintura do local, mas também o chapisco e o reboco. Feito isso, você deve, novamente, refazer todo o processo, mas, antes, aplicar produtos impermeabilizantes diretamente na alvenaria. Você pode fazer você mesmo em casa, mas recomendamos um profissional para te auxiliar no processo.

Isso evitará dores de cabeça futuras e garantirá um acabamento ainda melhor. Caso o problema seja mais superficial, apenas refazer a pintura passando um bom impermeabilizante já é o suficiente, combinado?

E, então? O que você achou das dicas sobre parede descascando? Viu só como são dicas fáceis e práticas, que você pode fazer hoje mesmo ou chamar alguém que entenda do assunto? Esperamos que o conteúdo tenha sido útil e, caso você queira mais truques como esse, não se esqueça de acessar o nosso Site Portal Atualizei. Aqui, as informações são diárias e feitas para você!

Avalie este post post

Mostrar mais

Gabriela Scopel

Sou capixaba, mas estou em terras mineiras para cursar letras na UFMG. Amo a escrita e a forma como ela veicula informações que passam barreiras e unem pessoas. Apaixonada por livros, filmes e pela arte da educação, atuo há mais de dois anos nas escritas em sites e blogs. Para sugestões, meu e-mail é: [email protected]

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo