Casa

Aromaterapia caseira: truques para perfumar sua casa com ingredientes simples

Alguns odores são capazes de trazer relaxamento e curar certos males

Belo Horizonte, 28 de maio de 2023, por Andréia Eliza de Souza – A aromaterapia caseira é uma ótima forma de perfumar a casa naturalmente, deixando-a agradável. Você consegue criar aromas relaxantes, reconfortantes e revigorantes usando apenas ingredientes simples.

Além disso, a aromaterapia caseira consegue até ajudar no tratamento de alguns males, como dor de cabeça e estresse. Então, não perca tempo e mergulhe nesse universo de odores deliciosos e intensos.

Dicas caseiras para fazer aromaterapia caseira

Aqui estão alguns dos melhores truques caseiros para perfumar o ambiente que o Portal Atualizei separou para você:

Velas aromáticas

As velas aromáticas são uma boa escolha na aromaterapia, pois iluminação com difusão de fragrâncias mais naturais. Para isso, utilizam-se aromas de óleos essenciais que promovem o bem-estar emocional e físico.

O óleo essencial é um extrato concentrado de plantas que possuem propriedades terapêuticas. Alguns óleos comuns são usados dentro da aromaterapia, e incluem eucalipto, lavanda, hortelã, laranja, rosa e também sândalo.

Contudo, antes de acender sua vela, é preciso tomar alguns cuidados. Por exemplo, coloque-a em superfícies resistentes ao calor, bem como longe dos objetos inflamáveis. Nunca deixe a vela acesa sem ninguém em casa, apagando-a quando não estiver por perto.

Spray de ambiente

Faça um spray utilizando água destilada com óleos essenciais na proporção de 30 ml da água com 15 gotas do óleo escolhido. Agite bastante antes de usar, borrifando o spray onde quer perfumar o ambiente.

Sachês perfumados

Faça alguns sachês perfumados usando ingredientes como ervas, flores secas, casca de fruta cítrica e especiarias. Você pode colocar gotas de óleos essenciais para que intensifique o aroma. Posicione os sachês nas gavetas, nos armários e debaixo do travesseiro.

Pot-pourri

Faça um pot-pourri com as pétalas das flores secas, canela e casca de frutas cítricas. Como nos sachês, coloque gotas de um óleo essencial para que realce o odor. Coloque esse pot-pourri dentro de gavetas ou em locais da casa que queira.

Aromaterapia caseira: truques para perfumar sua casa com ingredientes simples
Aromaterapia caseira: truques para perfumar sua casa com ingredientes simples – Canva

Difusor de varetas

Se quiser ter um difusor de vareta, faça você mesmo. Para tal, use frascos de vidro com óleos essenciais. Em seguida, adicione as varetinhas de madeira no frasco, então, absorverá o líquido, liberando o aroma em cada ambiente.

Limpeza com aroma

Adicione gotas de óleo essencial junto à água para a limpeza de casa. Opte por óleos contendo propriedades desinfetantes, tal como óleo de limão ou da árvore do chá.

Ah, e lembre-se de usar óleos essenciais com boa qualidade, seguindo as instruções para manipulação. Além do mais, faça testes de alergia antes do uso. Então, aproveite todos os benefícios que a aromaterapia caseira tem para criar sempre um ambiente perfumado e agradável na sua casa.

Avalie este post post

Mostrar mais

Andreia Eliza

Andréia Eliza de Souza tem o curso técnico em enfermagem e cursa gestão hospitalar. Deixou a atuação ativa na área da saúde para se dedicar à redação de artigos publicitários e jornalísticos, usando um pouco de sua experiência nos assuntos que aborda. Amante de livros, artes e culinária, se dedica, não só ao universo político, feminino, notícias locais e culturais, como também à literatura em geral. Trabalhou por anos no auxílio da enfermagem em hospitais e clínicas médicas em diversas áreas especializadas, adquirindo sólida experiência. Buscando novas oportunidades de ampliar seus conhecimentos, transformou um trabalho ativo em fonte de pesquisa para redigir muitas das matérias que hoje publica. Por conta do trabalho de redatora, acabou aos poucos com as árduas pesquisas de fontes, se dotando de múltiplas experiências e conhecimentos em finanças, mundo automobilístico, rural, do entretenimento, entre muitas outras coisas. Escreveu sobre frases motivacionais e tatuagens no Diário Prime. Escreveu notícias locais para o site TecnoNotícias. Escreveu sobre temas relacionados à saúde para o Revista Saúde e Bem Estar e para o SaúdeLab. Escreveu para as colunas Finanças, WebNews e Cidades do Folha Go. Agora escreve na coluna Agro e Receitas para o Portal Atualizei. Contato: (65) 99924-8700 - [email protected]

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo