Casa

Truque caseiro: como remover manchas difíceis das roupas sem produtos químicos

Não é preciso gastar fortunas ou danificar os tecidos para recuperar suas vestimentas

Belo Horizonte, 26 de maio de 2023, por Andréia Eliza de Souza – Há algumas formas de remover manchas difíceis das roupas sem produtos químicos utilizando somente truques caseiros, sabia? Se, por acaso, você manchou aquela peça favorita com molhos, caneta ou qualquer outra coisa, não precisa mais se desesperar ou se livrar da vestimenta.

Existe uma solução prática e fácil especialmente para te ajudar com esse probleminha. Com nossas dicas, remover manchas difíceis das roupas sem produtos químicos não será mais algo tão distante da sua realidade. Afinal, sua roupa merece ser bem cuidada, assim como o seu bolso.

Truques caseiros para remover manchas difíceis das roupas sem produtos

O Portal Atualizei separou algumas das melhores opções para que você experimente aí na sua casa. Escolha um ou dois truques e teste. Quem sabe, agora, você não elegerá uma dica queridinha para chamar de sua?

Vinagre branco

O vinagre branco, sem dúvidas, é um produto incrível para a limpeza em geral. Para usar na mancha da vestimenta, é preciso diluir em água, em proporções iguais.

Então, aplique diretamente na área manchada, deixando agir por cerca de 15 minutos. Em seguida, com uma escovinha de cerdas mais macias, esfregue suavemente para não danificar o tecido e lave da forma que tem costume no final.

Bicarbonato de sódio

O bicarbonato também tem o poder de limpeza e remoção de vários tipos de mancha. Com um pouquinho de água é possível fazer uma pasta e aplicar no tecido.

Dessa forma, com cerca de meia hora, o bicarbonato já terá agido e você já terá condições de esfregar um pouco para ajudar a sujeira a sair. Para completar a limpeza, lave a peça com sabão em pó e amaciante, como tem costume.

Suco de limão

Se você quer clarear uma peça, o limão é algo poderoso para tal. Assim, em caso de manchas nas vestimentas, basta espremer o sumo da fruta e aguardar o líquido agir ao sol por uns 20 minutos.

Posteriormente, é só lavar normalmente. Mas, atenção: em itens coloridos a ação do limão pode descolorir e danificar, especialmente se ficar por muito tempo quarando no sol.

Truque caseiro: como remover manchas difíceis das roupas sem produtos químicos
Truque caseiro: como remover manchas difíceis das roupas sem produtos químicos – Canva

Água-oxigenada

A água-oxigenada é eficaz quando se trata de remover manchas difíceis das roupas sem produtos químicos. Se a peça for branca, melhor ainda.

Dessa forma, basta colocar o produto diretamente na vestimenta, aguardando o tempo de ação de mais ou menos 15 minutos. Então, é só lavar.

Amido de milho

O amido de milho, também conhecido como maisena, consegue auxiliar bastante quando se trata de manchinhas de óleo ou outro tipo de gordura. Para isso, cubra totalmente a área com o produto e deixe-o absorver a sujeira. Assim, antes de lavar, é só tirar o excesso de pó.

Antes de utilizar qualquer dica caseira, é preciso fazer um teste no tecido, em uma pequena área. Com isso, você não correrá risco de danificar sua roupa, caso dê algum problema.

Avalie este post post

Mostrar mais

Andreia Eliza

Andréia Eliza de Souza tem o curso técnico em enfermagem e cursa gestão hospitalar. Deixou a atuação ativa na área da saúde para se dedicar à redação de artigos publicitários e jornalísticos, usando um pouco de sua experiência nos assuntos que aborda. Amante de livros, artes e culinária, se dedica, não só ao universo político, feminino, notícias locais e culturais, como também à literatura em geral. Trabalhou por anos no auxílio da enfermagem em hospitais e clínicas médicas em diversas áreas especializadas, adquirindo sólida experiência. Buscando novas oportunidades de ampliar seus conhecimentos, transformou um trabalho ativo em fonte de pesquisa para redigir muitas das matérias que hoje publica. Por conta do trabalho de redatora, acabou aos poucos com as árduas pesquisas de fontes, se dotando de múltiplas experiências e conhecimentos em finanças, mundo automobilístico, rural, do entretenimento, entre muitas outras coisas. Escreveu sobre frases motivacionais e tatuagens no Diário Prime. Escreveu notícias locais para o site TecnoNotícias. Escreveu sobre temas relacionados à saúde para o Revista Saúde e Bem Estar e para o SaúdeLab. Escreveu para as colunas Finanças, WebNews e Cidades do Folha Go. Agora escreve na coluna Agro e Receitas para o Portal Atualizei. Contato: (65) 99924-8700 - [email protected]

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo