Casa

7 erros que destroem a decoração de um cômodo: corrija-os imediatamente

Belo Horizonte, 30 de novembro de 2022, por Gabriela Scopel – Você gostaria de aprender, de um jeito prático, rápido e eficiente, os 7 erros que destroem a decoração de um cômodo? Se você acha que os detalhes não influenciam, saiba que não é bem assim. Nas dicas de hoje, você verá que pequenas atitudes são essenciais.

Isso porque, por diversas vezes, esses erros que destroem a decoração de um cômodo podem ser por pecar pelo excesso ou, quem sabe, por falta. Para descobrir, você deverá ler a matéria inteira e nos acompanhar até o final. Bora lá, saber mais?

Excesso de iluminação na decoração é bom?

Em primeiro lugar, sabemos que uma boa iluminação é fundamental quando se trata de uma boa decoração, mas, o excesso pode prejudicar, e muito, o seu espaço. Dessa forma, segundo uma matéria da UOL, publicada em 14 de janeiro de 2018, por Júlia Zaremba, lustres são parte importante da decoração, mas sem exagerar! Conforme as informações, três pendentes são suficientes em um espaço.

Além disso, ela sugere que sejam colocados na sala de jantar, no hall e no quarto. Para os demais espaços, os chamados spots de luz e iluminação embutida são alternativas para os outros lugares, já que o excesso estraga um bom projeto.

Junto a isso, um outro problema dentre os erros que estragam a decoração de um cômodo é não levar em conta os demais componentes da decoração ao planejar a iluminação de um espaço. Ou seja: é preciso analisar a decoração como um todo e evitar que fique algo desagradável.

7 erros que destroem a decoração de um cômodo: corrija-os imediatamente
7 erros que destroem a decoração de um cômodo: corrija-os imediatamente – UOL

Cortina curta

Nesse sentido de erros, temos também um clássico: a cortina curta! Sendo assim, de modo geral, para as janelas e portas que vão do teto ao chão, a sua cortina deve ficar rente ao piso ou, se preferir ainda, com uma sobra de 2 centímetros na parte de baixo e no topo. Ademais, a folga dos lados é necessária também, logo, deixe uma folga de 20 cm nos lados. Se você tem persianas e está se perguntando o que fazer com elas, a lógica é quase a mesma, mas não deve encostar no chão.

Armários sem profundidade

Esse talvez você não saiba, mas, preste atenção para evitar dores de cabeça. Afinal, ao escolher um armário sem profundidade, você terá um cômodo visualmente desproporcional e, ainda, terá a garantia de cabides tortos e roupas amassadas. Portanto, é preciso ter, no mínimo, 60 cm entre a porta e o fundo do armário para que as peças fiquem bem acomodadas.

Outro erro comum é comprar um guarda-roupa, por exemplo, com divisões que não se adequam às necessidades da pessoa, gerando muita bagunça no espaço e pouca funcionalidade. Assim, quando for comprar, sempre faça um planejamento antes, combinado?

Televisões baixas ou altas demais são erros que destroem a decoração de um cômodo

Esse é um dos erros que destroem a decoração de um cômodo que poucos se atentam também, porém, ter uma televisão alta ou baixa demais pode, acima de tudo, ser desconfortável. Contudo, para além disso, sabemos que a desproporcionalidade também ficará evidente e isso será um estrago e tanto na decoração final. Desse modo, o recomendado é que haja um espaço de 1,8 m para televisões de 32 polegadas, 2,8 m para de 50 polegadas e 3,8 m para as de 71 polegadas, em média.

7 erros que destroem a decoração de um cômodo: corrija-os imediatamente
7 erros que destroem a decoração de um cômodo: corrija-os imediatamente – Canva

Flores artificiais

Se você quer flores em casa, compre as que sejam naturais, nada de artificial! Além de acumularem poeira, deixam o ambiente desvalorizado, pegando a decoração existente e ofuscando com as flores de plástico. Por isso, compre flores naturais, porque deixarão o espaço ainda mais aconchegante e realçado.

Elimine os tapetes em lugares errados

Sabemos que tapetes são bem-vindos, mas os erros de decoração que destroem cômodos podem partir deles também. Com isso, siga essa regra para fazer do jeito certo: parte do tapete (de 10 a 20 cm) deve ficar embaixo do sofá e, claro,  nada de comprar tapete do mesmo tamanho do móvel, pois, nas laterais, você deve deixar uma sobra de aproximadamente 50 cm. Ah, e evite tapetes muito pequenos, já que eles podem fazer com que o ambiente pareça menor.

7 erros que destroem a decoração de um cômodo: corrija-os imediatamente
7 erros que destroem a decoração de um cômodo: corrija-os imediatamente – Canva

Cuidado ao usar espelhos nos cômodos

Por fim, cuidado com a quantidade de espelhos! Eles são ótimos para trazerem amplitude e modernidade para o cômodo, mas, em excesso, podem acabar enjoando. Nesse contexto, o mais indicado é que você coloque espelhos pequenos em pontos estratégicos, oscilando tamanhos e alguns formatos que combinem.

Ufa! Os 7 erros que destroem a decoração de um cômodo chegaram ao fim! Qual você já conhecia e qual ainda não fazia ideia? Comente conosco nos comentários e, se desejar, acesse o nosso Site Portal Atualizei, para ficar por dentro das principais dicas e conteúdos que facilitam o cotidiano.

Avalie este post post

Mostrar mais

Gabriela Scopel

Sou capixaba, mas estou em terras mineiras para cursar letras na UFMG. Amo a escrita e a forma como ela veicula informações que passam barreiras e unem pessoas. Apaixonada por livros, filmes e pela arte da educação, atuo há mais de dois anos nas escritas em sites e blogs. Para sugestões, meu e-mail é: [email protected]

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo