Agro

3 erros cometidos ao cultivar pimenta em casa; não deixe de conferir

Salvador, 3 de dezembro de 2022, por Raíly Fortunato – A pimenta, pertencente ao gênero capsicum spp, da família das solanáceas,  é o nome dado às diversas variedades de plantas, cujos frutos possuem um sabor geralmente picante. A planta arbustiva apresenta uma grande variabilidade morfológica, com frutos com múltiplas formas, tamanhos colorações e níveis de picância. Os frutos, quando maduros, podem ter cores do amarelo, passando pelo vermelho e até mesmo tons pretos.

Ame ou odeie, o cultivo das pimentas é amplamente requisitado no canteiro de plantas, mas, pode ser prejudicado ao cometer alguns desses três erros. Portanto, reunimos para você em nosso artigo os principais erros cometidos ao cultivar a pimenta em casa. Assim, continue nos acompanhando e veja também as melhores dicas para revertê-los, confira abaixo.

1. Plantio das sementes

Um dos erros que podem prejudicar demasiadamente o desenvolvimento das pimentas é a condução inadequada da semeadura. Sementes enterradas profundamente e em quantidades inadequadas atrapalham a germinação da planta e, consequentemente, o seu desenvolvimento. Portanto, é preciso ter atenção ao semear as pimentas no canteiro.

Assim, o ideal fazer covas com 0,5 cm de profundidade, de modo que as sementes tenham força suficiente para a germinação. Ademais, nem mais, nem menos: semeie apenas 3 sementes em cada cova, cobrindo cuidadosamente com o substrato. E, caso opte por realizar mais de uma cova no local, certifique-se que haverá 30 cm de distância entre cada planta.

Pimenta (reprodução Canva Pro)
Pimenta (reprodução Canva Pro)

2. Ambiente para o plantio

Outro erro bastante comum durante o cultivo das pimentas é proporcionar um ambiente inadequado à planta. Conforme Lígia Nogueira, em 01 de janeiro de 2021, em colaboração com o Casa Vogue, a pimenta é uma planta de sol. Desta maneira, é imprescindível que a pimenta, independe se cultivada em vasos ou diretamente no canteiro, esteja em contato direto com os raios de sol.

Ambientes sombreados e mal iluminados prejudicam o crescimento da planta e, consequentemente, o desenvolvimento dos frutos. Assim, certifique-se que a sua pimenteira terá algumas horas em contato com o sol.

Imagem Casa Vogue
Imagem Casa Vogue

 

Ademais, escolher as regiões mais frias para conduzir o plantio também não é uma boa ideia. Pois, as pimentas são plantas tropicais que necessitam de temperaturas que variem entre os 16 aos 35 °C e, especificamente, cerca de 30 °C para a germinação. Assim, em regiões frias, proporcione um ambiente mais adequado para a pimenteira, apostando na utilização de estufas.

Pimenta (reprodução Canva Pro)
Pimenta (reprodução Canva Pro)

3. Adubação

Por fim, fechando a lista de erros cometidos ao cultivar a pimenta, a falta ou uma adubação inadequada também compromete o crescimento dos frutos. Assim, durante a montagem do vaso, é preciso criar um substrato extremamente rico em nutrientes. Logo, o Portal Atualizei indica a aplicação de 70%de terra vegetal, para 30% de conteúdo orgânico, como húmus de minhoca, esterco bovino, dentre outros. Não apenas, aplica-se a adubação de cobertura a cada 60 dias, cerca de 100 g de húmus de minhoca ou 200g de esterco de boi.

Avalie este post post

Mostrar mais

Raíly Oliveira Fortunato

Olá, me chamo Raíly Fortunato, possuo formação técnica em Agroecologia, atualmente estudo na Universidade Federal da Bahia. Contribuo para o tráfego orgânico do Portal Atualizei.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo