News

Atiaia Renováveis desenvolve projetos socioambientais em comunidades indígena do Xingu e Xavante

Comunidade fica no Estado do Mato Grosso e cuidados fazem parte da agenda ESG da companhia há mais de 13 anos

A Atiaia Renováveis, empresa de geração e comercialização de energias renováveis do Grupo Cornélio Brennand, possui como pilar estratégico a agenda ESG (do inglês Environmental, Social and Governance – ambiental, social e de governança corporativa) e entende que ser 100% renovável é ir além para assumir compromissos que promovam a transformação sustentável em toda a sociedade. Nesse sentido, há mais de 13 anos, a companhia desenvolve um trabalho de múltiplas facetas com as comunidades das Terras  Indígenas (TI) do Xingu e do Xavante, no Estado de Mato Grosso (MT).

O Programa Básico Ambiental dos Componentes Indígenas teve início em 2008, com a elaboração do ECI (Estudo de Componente Indígena) dos povos indígenas na TI Xavante e na TI Xingu, localizadas no estado do Mato Grosso. Os levantamentos apontados pelo estudo foram aprovados pela FUNAI e pelos povos indígenas, estabelecendo alguns programas com viés ambiental, sociocultural e econômico, como por exemplo: Programa de Gestão do PBA, Programa de Comunicação Social, Programa de Desenvolvimento Social e Econômico, Programa de Sustentabilidade Etnoambiental, Programa de Apoio e Monitoramento Territorial e Ambiental, Programa de Infraestrutura e Capacitação em recuperação Ambiental, Programa de Fomento para as Práticas Alimentares, Programa de Saúde e Educação Ambiental, Programa de Fortalecimento das Organizações Indígenas e Programa de Valorização Cultural.

No Programa de Gestão do PBA, por exemplo, foi estabelecida uma Comissão Gestora e dos Conselhos, formada por três caciques, um do alto, outro do médio e do baixo Xingu, para adquirirem programas de capacitação e também serem um ponto de apoio e comunicação nessas localidades. Já o  Programa de Comunicação Social instalou uma rádio comunitária, com o objetivo de ser um canal para receber reclamações, sugestões e denúncias sobre os programas implantados. O Programa de Infraestrutura e Capacitação em Recuperação Ambiental oferece, entre outras atividades, oficinas para a recuperação de áreas degradadas e construção de viveiros e/ou casas de sementes.

Uma logomarca também foi criada para identificar as ações realizadas pelos programas, para dar maior visibilidade à causa e ao compromisso com a transformação sustentável. O nome designado para a logomarca foi Yakã, que significa rio, em guarani, o que reforça, também, a importância desse elemento da natureza na vida das comunidades indígenas.

“Preservar a vida humana de todas as formas, a biodiversidade e a sustentabilidade de onde vivemos é premissa da Atiaia Renováveis. Todas as ações que realizamos têm autorização tanto dos povos indígenas quanto da FUNAI, pois buscamos compreender e atender as necessidades dessa comunidade, sempre respeitando os valores, cultura e tradições. A atenção para o tema mostra que estamos atentos ao contexto social dos povos originários do nosso País, com o propósito de apoiar e colaborar de forma consistente e estruturada com os direitos dos povos indígenas.”, afirma Ligia Guedes, Gerente de Meio Ambiente na Atiaia Renováveis.

Sobre a Atiaia Renováveis

A Atiaia Renováveis é uma empresa de geração e comercialização de energias renováveis e tem como propósito ser um agente de transformação sustentável dos negócios de seus clientes e da vida das comunidades onde atua. A empresa, que é participante do Pacto Global da ONU, aplica as boas práticas ESG de forma contínua em todos os seus processos e tem desenvolvido projetos de energia solar fotovoltaica, hidroenergética e eólica, em linha com o seu planejamento estratégico. Nosso parque gerador contempla 376 MW, sendo 221 MW de usinas em operação e 155 MW de usinas pré-operacionais, todos empreendimentos de baixo impacto ambiental e fontes de energia limpa. Além disso, tem um pipeline de 1,7 GW em desenvolvimento de projetos em PCHs, solares e eólicos, os dois últimos destinados aos seus clientes no mercado livre de energia.

Avalie este post post

Mostrar mais

Walber Almeida

Nascido em Nova Mutum, Mato Grosso. Aficionado por comunicação social, jornalista do caderno de entretenimento dos sites Diario SP, Folha Go, Tecno Notícias e Diário Prime e Portal Atualizei! Redator de notícias do Diáriosp e coordenador de produção de conteúdo. Como hooby adoro cozinhar e inventar novas receitas da culinária brasileira. Dúvidas, sugestões de pauta, críticas ou elogios podem ser encaminhadas para: WhatsApp - 065999370369 ou e-mail: [email protected]

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo