Casa

Não insista! Esses 7 alimentos não podem ser aquecidos em seu micro-ondas: pode ser prejudicial para você ou para seu eletrodoméstico

Palmas, 5 de dezembro de 2022, por Keila Carlos – Dono de uma praticidade enorme é o micro-ondas. Um eletrodoméstico versátil em seu multiuso e as donas de casa, em especial, agradecem toda a sua funcionalidade para preparos de alimentos.

No entanto, será que todos os tipos de alimentos podem ser aquecidos no micro-ondas? Sua curiosidade em descobrir isso, deve ser um estilo de vida a partir de agora. Isso porque, sua mudança de hábitos quanto ao uso deste eletrodoméstico, pode proteger sua família de riscos à saúde.

Pode esquentar arroz no micro-ondas?

Desde uma contaminação a riscos de explosões do micro-ondas, existem alguns alimentos que estão terminantemente proibidos de irem a esse eletrodoméstico. É o que explica a colaboradora Franceli Stefani em matéria escrita ao site Uol em 02 de setembro de 2022.

Dessa forma, até mesmo o tradicional arroz que sempre está presente nas mesas dos brasileiros, não deve ser preparado jamais nesse aparelho. Profissionais orientam que os grãos de arroz em contato com o aquecimento do micro-ondas, ocasionam proliferação de bactérias.

Junto a isso, aumenta riscos de intoxicação e, por conseguinte, contaminação e sintomas como: diarreias, vômitos e náuseas. Do mesmo modo, jamais aqueça óleo dentro do seu micro, pois em temperatura elevada, esse ingrediente pode causar acidente grave.

Imagem extraída do site Uol
Imagem extraída do site Uol

Quais os alimentos que não podem ir ao micro-ondas?

Ainda de acordo com a matéria citada acima, a fim de prevenir riscos de explosões que podem, não apenas danificar seu eletrodoméstico, como também, e o mais importante, machucar alguém, evite colocar no micro-ondas:

  • Ovos com casca;
  • Uvas;
  • Pimenta;
  • Legumes com cascas e frutas;
  • Pães.

Ovos com casca não devem ser preparados no micro-ondas

Isso mesmo! Nunca se deve cozinhar ovos com casca no micro-ondas, uma vez que pode explodir dentro do aparelho. Portanto, escolha preparar este alimento sempre em outro local, longe do micro.

Claro que, pode preparar um ovo no micro-ondas, desde que já esteja previamente descascado e devidamente cozido. Ainda assim, por um período breve, pois ainda é perigoso explodir.

Não insista! Esses 7 alimentos não podem sem aquecidos em seu micro-ondas: pode ser prejudicial para você ou para seu eletrodoméstico/Reprodução: Canva
Não insista! Esses 7 alimentos não podem ser aquecidos em seu micro-ondas: pode ser prejudicial para você ou para seu eletrodoméstico/Reprodução: Canva

Não coloque uvas no micro

Por conter água, há riscos de explosão e, como consequência disso, de desencadear um incêndio. Nesse sentido, não arrisque sua vida e de sua família incluindo uvas em um prato que vai dentro do micro-ondas.

Legumes com cascas e frutas

A fim de evitar explosões, ainda que pequenas, não coloque no micro-ondas verduras como cenoura, tomate e batatas. Suas cascas podem gerar explosões dentro do aparelho.

Pimenta

Aos amantes de pimenta, não se arrisque inserindo essa iguaria em um prato de alimento e levando-o ao micro. Em suma, as pimentas podem acumular gases que, na liberação, causam focos de incêndio.

Não insista! Esses 7 alimentos não podem sem aquecidos em seu micro-ondas: pode ser prejudicial para você ou para seu eletrodoméstico/Reprodução: Canva
Não insista! Esses 7 alimentos não podem ser aquecidos em seu micro-ondas: pode ser prejudicial para você ou para seu eletrodoméstico/Reprodução: Canva

E o pãozinho de cada dia?

Pode até parecer inocente, mas, ao aquecermos um pão no micro-ondas, podemos provocar incêndio dentro do aparelho. 

Bom, agora que você já sabe quais alimentos não devem ser preparados no micro-ondas, nada de arriscar sua vida e a de sua família, certo? Continue vendo mais conteúdos aqui no Portal Atualizei e até mais.

 

Avalie este post post

Mostrar mais

Keila Rosa Mota Carlos

Sou cristã, goiana, filha, esposa e mãe de duas crianças lindas. Com Graduação em Letras, pela Universidade Federal de Goiás, sempre fui apaixonada por leitura e escrita. Aos nove anos de idade, ganhei um concurso de redação, realizado entre alunos da rede municipal da cidade de Jataí-Go. Foi um verdadeiro "marco" para o que se estenderia por toda a minha vida. Embora, por decisão de ser mãe em tempo integral, não esteja atuando na área da Educação, também amo ensinar. Atualmente resido em Jarinu-SP, sou redatora e corretora de redações. Tenho certificações, bem como experiência em Copywriting; Produção e Revisão de Conteúdo para Web; técnicas em SEO e formatação para Wordpress.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo