News

Polenta recheada: aprenda essa receita fácil, saborosa e que rende muito; confira

Colatina, 8 de dezembro de 2022, por Jamilli Alves Barbosa – A polenta recheada é muito gostosa e agrada a todo tipo de paladar. Isso porque, ela parece uma versão da famosa lasanha, feita com farinha de milho.

Essa receita é muito famosa e faz parte da memória afetiva de um grande número de pessoas. Além disso, ela é uma opção de refeição econômica que rende bastante e dá muita sustança e energia. Portanto, vale a pena salvar essa receita de polenta recheada nos favoritos e fazer hoje mesmo.

Receita de polenta recheada

Apesar de todo o sabor e benefícios, essa receita leva poucos ingredientes e tem um modo de preparo muito simples. Assim, fica fácil você economizar no bolso e no tempo. Então, separe os seguintes ingredientes necessários para preparar essa receita:

  • 2 xícaras de farinha de milho;
  • 1,4 l de água;
  • Sal, a gosto;
  • 400 gr de queijo mussarela;
  • Orégano;
  • Proteína de sua preferência (opcional);
  • Tomate, ervilha e milho verde;
  • Alho, cebola e tempero verde.

A opção de usar proteína ou outro molho além do queijo é opcional. Isso porque, essa receita vai bem com qualquer tipo de molho, tanto de legumes, quanto de proteínas.

Polenta recheada: aprenda essa receita fácil, saborosa e que rende muito; confira - Imagem: Pixabay
Polenta recheada: aprenda essa receita fácil, saborosa e que rende muito; confira – Imagem: Pixabay

Como preparar a polenta?

Em uma panela, coloque a água, o sal e a farinha de milho e mexa bem, até dissolver bem o fubá na água, sem deixar nenhum caroço. Em seguida, leve essa panela ao fogo médio e mexa até engrossar e alcançar fervura.

Como essa massa fica bem espessa, as bolhas de fervura são mais densas. Tenha cuidado para não se queimar. Ao começar a fervura, deixe o fogo no nível baixo, tampe a panela e deixe cozinhar por mais 20 min. Mas, sempre mexa a polenta, de 5 em 5 min, para evitar que queime.

Quando a polenta começar a se soltar da panela e, ao experimentá-la, você sentir que seu grânulos estão cozidos, já pode desligar. Nesse meio tempo, enquanto prepara a polenta, faça um molho com a proteína e os vegetais ou só com os vegetais, de acordo com a sua preferência.

Polenta recheada: aprenda essa receita fácil, saborosa e que rende muito; confira - Imagem: Pixabay
Polenta recheada: aprenda essa receita fácil, saborosa e que rende muito; confira – Imagem: Pixabay

Como montar a polenta recheada?

A montagem da polenta recheada vai ser feita em um refratário, pois ela vai ao forno ao final. Então, comece com uma camada de polenta, uma camada de molho, e uma camada de queijo. Em seguida, repita essa mesma ordem de camadas e finalize com duas camadas de queijo seguidas.

Quem preferir não usar nenhum molho, pode fazer camadas mais finas de polenta e intercalar com as camadas de queijo, sem problemas. Por fim, leve a polenta ao forno pré-aquecido a 250ºC, e deixe assar até que o queijo derreta e fique dourado. Enfim, retire, corte em pedaços e sirva.

Conheça os benefícios e a origem do milho

A receita de polenta recheada tem como ingrediente principal o milho, que dá origem à farinha usada como base desse prato. O milho teve o início do seu cultivo nas ilhas próximas do México. Pesquisadores descobriram que o cultivo dessa grão teve início a 7,3 mil anos.

De acordo com a matéria de Carol Fernandes, para o quadro Globo Rural, do site Globo, publicada em 11 de junho de 2022, esse cereal tem um papel fundamental na cultura brasileira. Bem como, serviu de base alimentar de civilizações antigas, como os incas, os astecas e os pré-colombianos.

Reportagem sobre a origem e os benefícios do milho - Imagem extraída do site globorural.globo.com
Reportagem sobre a origem e os benefícios do milho – Imagem extraída do site globorural.globo.com

 

O consumo do milho traz muitos benefícios para a saúde e, em razão de seu baixo processamento, ele preserva mais nutrientes que o trigo e o arroz, por exemplo. Dentre os benefícios desse grão estão:

  • Redução do colesterol;
  • Favorecimento do intestino;
  • Boa fonte de energia para o corpo;
  • Controle dos níveis de açúcar no sangue.

O milho é muito versátil e, desde o início do seu cultivo, ganha cada vez mais formas de uso. Assim, é comum ver na cozinha diferentes tipos de receitas doces e salgadas. Mas, esse grão também está presente na indústria em geral e compõe desde medicamentos até combustíveis.

De todas as formas possíveis para aproveitar todos os benefícios do milho, com certeza, essa receita de polenta recheada é a mais saborosa. Então, não perca tempo, compartilha essa receita do Portal Atualizei com seus amigos e faça hoje mesmo na sua casa.

Avalie este post post

Mostrar mais

Jamilli Alves Barbosa

Jamilli Alves é uma escritora apaixonada, as letras e todo o conhecimento que elas podem transmitir são sua maior inspiração, por isso, seu amor pela leitura é tão intenso quanto o é pela escrita. Em sua visão, "apesar do mundo ter sido criado com conceitos e conhecimentos tão elevados, a linguagem, ainda que muito limitada, é um dos presentes mais valorosos que recebemos, porque, por meio dela não só compreendemos e dominamos nosso mundo, mas, compartilhamos e ensinamos sobre ele às próximas gerações." Mais que uma escritora, Jamilli é uma estudante, sempre em busca de novos conhecimentos.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo