Casa

O que fazer com a esponja de lavar louça depois de usada; 3 dicas para reaproveitá-la

Palmas, 29 de outubro de 2022, por Keila Carlos – Há quem compre uma esponja de lavar louça (ou bucha) e a utilize por dias a fio. Mas será que isso está certo? Afinal qual é a vida útil de uma bucha?

De quanto em quanto tempo precisamos trocar a esponja de lavar louça? Antes de trocar tem como reutilizar por mais alguns dias? Logo, se você se interessou em saber qual a maneira certa de cuidar desse objeto tão útil aos afazeres domésticos, não perca as dicas abaixo.

Quanto tempo pode usar a esponja de lavar louça?

Antes de mais nada, uma esponja de lavar louça pode abrigar inúmeras bactérias e, com isso, prejudicar nossa saúde. Portanto, para que isso não aconteça, é importante sua substituição com uma certa frequência.

De acordo com a equipe do site Viva Bem/Uol em 30 de julho de 2022, a troca desse objeto de limpeza deve ser feita ao menos uma vez por semana. Isso em casos de esponjas que sejam usadas todos os dias.

Há quanto tempo esponja de lavar louça está suja na sua pia?/Imagem extraída do site Viva Bem/Uol
Há quanto tempo a esponja de lavar louça está na sua pia?/Imagem extraída do site Viva Bem/Uol

 

Mas, uma esponja pode ser reaproveitada após esse período desde que passe por uma desinfecção. Isso porque, somente o detergente não é o suficiente para combater os microrganismos que se acumulam neste material.

Como fazer a esponja durar mais?

Atualmente no mercado, já existem esponjas autolimpantes, mas como geralmente possuem um preço mais elevado, o negócio é levar para casa um material mais barato.

Contudo, ainda que a indicação seja fazer a troca da esponja de uso da cozinha no prazo de uma semana, melhor ainda se adquirirmos o hábito de higienização diária da mesma. Nesse sentido, trouxemos 3 dicas para higienizar adequadamente as esponjas de sua cozinha e, assim, deixar você e sua família livres de contaminações:

  1. Em água fervente que cubra a esponja, ferva o material por aproximadamente 3 minutos; 
  2. A segunda dica é colocar a bucha dentro de um recipiente com uma mistura de 1 litro de água, juntamente com 2 colheres de sopa de água sanitária por cerca de 10 minutos;
  3. Como última sugestão, enrole a esponja em um papel-toalha e leve-a ao forno micro-ondas por apenas 2 minutos. Em todas estas sugestões, finalize enxaguando e espremendo o objeto para que seque completamente a água. 

Vale ressaltar também que, para evitar acúmulo de microrganismos em uma esponja, é de suma importância, ao utilizá-la, lavá-la com água e sabão. Do mesmo modo, deve-se retirar o excesso de sabão, enxaguando bem e deixando este material em local seco até a próxima utilização.

O que fazer com a esponja de lavar louça depois de usada; 3 dicas para reaproveitá-la/Via: Canva
O que fazer com a esponja de lavar louça depois de usada; 3 dicas para reaproveitá-la/Via: Canva

Como reutilizar a esponja de lavar louça?

Para reforçar, nunca devemos usar uma esponja de lavar banheiro, por exemplo, para lavar louça. Em contrapartida, quando este material já tiver sido higienizado algumas vezes, em vez de jogá-lo fora, que tal reutilizá-lo com algumas das sugestões a seguir?

  • Corte pedaços da esponja que iria para o lixo e distribua-os em um pratinho de planta. Dessa forma, a água ficará retida no material, o que é uma ótima ideia para evitar a proliferação de mosquito da dengue;
  • Use os pedaços de esponja para proteger os pés dos móveis contra avarias e danos;
  • Por fim, quando for descartar uma esponja de lavar louça, descarte-a no lixo e assim, ninguém a utilizará de forma errada.

Enfim, espero que você tenha gostado destas dicas para utilizar a esponja de lavar louça da forma correta, bem como para durar mais tempo. Não deixe também de acompanhar mais dicas e informações incríveis aqui no Portal Atualizei.

Avalie este post post

Mostrar mais

Keila Rosa Mota Carlos

Sou cristã, goiana, filha, esposa e mãe de duas crianças lindas. Com Graduação em Letras, pela Universidade Federal de Goiás, sempre fui apaixonada por leitura e escrita. Aos nove anos de idade, ganhei um concurso de redação, realizado entre alunos da rede municipal da cidade de Jataí-Go. Foi um verdadeiro "marco" para o que se estenderia por toda a minha vida. Embora, por decisão de ser mãe em tempo integral, não esteja atuando na área da Educação, também amo ensinar. Atualmente resido em Jarinu-SP, sou redatora e corretora de redações. Tenho certificações, bem como experiência em Copywriting; Produção e Revisão de Conteúdo para Web; técnicas em SEO e formatação para Wordpress.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo