News

Pastelzinho de milho sensacional; veja que receita fácil e saborosa

Palmas, 08 de janeiro de 2023, por Keila Mota – Vamos de receita de pastelzinho de milho agora? Desde já, essa receita é muito fácil e é uma ótima opção para festas ou para servir a família.

Veja também, nesta matéria, se podemos reaproveitar o óleo usado e, com isso, faça seu pastelzinho de milho com toda segurança e qualidade.

Receita de pastelzinho de milho

Para fazer essa receita, você vai precisar de:

  • 3 xícaras de chá de farinha de trigo comum;
  • 1 litro de água quente;
  • 3 xícaras de chá de farinha de milho flocada (aquela de fazer cuscuz);
  • Recheio a gosto (sugestões: carne moída, queijo e outros);
  • Sal a gosto.
Pastelzinho de milho sensacional; veja que receita fácil e saborosa/Foto: Canva
Pastelzinho de milho sensacional; veja que receita fácil e saborosa/Foto: Canva

Modo fácil de preparo do pastelzinho de milho

Primeiramente, misture os dois tipos de farinha com sal a gosto. Na sequência, adicione a água quente aos poucos. Após, mexa a mistura amassando bem com as mãos , até a massa se desprender por completo.

Em seguida, despeje a massa em uma superfície higienizada, seca, lisa e enfarinhada com farinha de trigo. Desse modo, sove a massa. Feito isso, abra-a com o auxílio de um rolo, vá deslizando-o até a massa ficar fininha.

Então, corte a massa em círculos. Para isso, use como molde a boca de uma xícara, por exemplo. Coloque o recheio de sua preferência e feche a massa, firmando bem as laterais com um garfo ou preparador de massa de pastel. 

Agora, aguarde a massa dos pastéis repousar por cerca de 8 horas. Por fim, frite cada pastelzinho de milho em óleo quente com quantidade suficiente para cobrir cada um dos salgadinhos. 

Deixe os pastéis ficarem douradinhos e vire-os de um lado para outro para dourarem por igual. Para servir, disponha-os em papel-toalha, a fim de absorver toda a gordura.

Quantas vezes o óleo pode ser reutilizado?

De acordo com a equipe do Viva Bem/Uol, em 4 de agosto de 2020, é bom evitar a reutilização do óleo em novos alimentos. Isso porque, com a alta temperatura, o óleo passa por oxidação e pode causar danos estomacais e intestinais.

Imagem extraída do site Viva Bem/Uol
Imagem extraída do site Viva Bem/Uol

 

Logo, a recomendação é, se for reutilizar este ingrediente, não ultrapasse 3 vezes e não use a tática de completar o óleo velho com um novo. Dessa forma, em caso de óleos vegetais, o ideal é não preparar alimentos diferentes dos que antes passaram por esse mesmo óleo, a fim de não alterar o sabor. Outra orientação da matéria é não reutilizar o óleo, se o mesmo estiver escuro e queimado.

Assim, se você quer seu pastelzinho de milho bem saboroso, bem como outros alimentos, use sempre um óleo novinho a cada preparo de fritura. Ah! Não perca tempo e encaminhe logo esta receita para os amigos. E, para muitas outras receitas e dicas, continue aqui no Portal Atualizei.

Avalie este post post

Mostrar mais

Keila Rosa Mota Carlos

Sou cristã, goiana, filha, esposa e mãe de duas crianças lindas. Com Graduação em Letras, pela Universidade Federal de Goiás, sempre fui apaixonada por leitura e escrita. Aos nove anos de idade, ganhei um concurso de redação, realizado entre alunos da rede municipal da cidade de Jataí-Go. Foi um verdadeiro "marco" para o que se estenderia por toda a minha vida. Embora, por decisão de ser mãe em tempo integral, não esteja atuando na área da Educação, também amo ensinar. Atualmente resido em Jarinu-SP, sou redatora e corretora de redações. Tenho certificações, bem como experiência em Copywriting; Produção e Revisão de Conteúdo para Web; técnicas em SEO e formatação para Wordpress.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo