Belo Horizonte, 01 de junho de 2023, por Andréia Eliza de Souza – Você sabe como cultivar cheiro-verde na cozinha? Possuir uma horta caseira é uma verdadeira vantagem. No entanto, por conta da falta de espaço ou mesmo de habilidade para cuidar das plantas, muitas pessoas desistem.
Mas, abaixo, compartilharemos dicas caseiras surpreendentes para cultivar cheiro-verde em pequenos recipientes, de forma conveniente e simples. Assim, será possível ter condimentos frescos sempre que for cozinhar.
Como cultivar cheiro-verde na cozinha?
Estabeleça quais plantas serão incluídas na sua pequena hortinha. Pode ser cebolinha, salsinha, coentro, etc. Após a decisão, escolha o local onde suas plantinhas serão cultivadas. A seguir, o Portal Atualizei mostrará duas formas de ter essas ervas à mão: em jardineiras e pequenas latas.
Plantio na jardineira
Essa opção é uma das mais apropriadas para os espaços pequenos da sua cozinha, como varandinhas ou mesmo áreas de serviço. As jardineiras são recipientes mais alongados, possibilitando abrigar, no máximo, três diferentes tipos de erva aromática que compõem o cheiro-verde.
Ao escolher a modalidade de cultivo, é essencial que garanta que a jardineira tenha orifícios na sua parte inferior, permitindo que a água em excesso seja drenada. Assim, preencha até em cima com composto de solo preparado previamente. Você pode confeccionar na sua própria casa com partes de terra e também de adubo. Em seguida, disponha as sementes de forma a não confundir. Por exemplo: salsinha, cebolinha e o coentro.
Cultivo de cheiro-verde em latas vazias
Essa é uma alternativa ideal para quem não possui espaço disponível, mas mesmo assim quer cultivar cheiro-verde dentro de casa. Uma lata de leite, ou mesmo a lata de suplementos alimentares, funciona como um excelente vaso, se adequando a vários ambientes. Todavia, não se pode esquecer de criar pequenos orifícios embaixo da lata para assegurar a drenagem adequada do excesso de água.
Preencha o recipiente com solo preparado, posicionando as sementes. Nessa situação, em cada uma das latas, coloque somente uma variedade. Mas, evite adicionar um número excessivo de sementes, já que haverá escassez dos nutrientes para elas.
Como cuidar do cheiro-verde
Nas duas alternativas de cultivo, os cuidados são essencialmente idênticos. Considerando que são espécies de origem tropical, demandam quantidade de água abundante, bem como exposição à luz solar.
Então, para garantir um desenvolvimento saudável do cheiro-verde, siga as recomendações do Portal Atualizei:
- Realize irrigações matutinas e noturnas;
- Exponha as plantas à luz solar direta durante ao menos uma parte do dia, de preferência pela manhã;
- Remova as ervas invasoras e daninhas que possam surgir;
- Realize podas para controlar o crescimento;
- Realize adubações periódicas.