Belo Horizonte, 27 de maio de 2023, por Andréia Eliza de Souza – Um solo fértil e nutrido é o que todo jardim precisa para ser produtivo e saudável. E, para isso, existem alguns truques caseiros que são possíveis usar para que tenha uma terra de qualidade.
Lembrando que não será preciso recorrer a produtos químicos que tanto prejudicam o ambiente e até mesmo animais, bem como humanos. Para ter um solo fértil e nutrido, usar de dicas fáceis e práticas, com itens que tem em casa, é o ideal.
Os melhores truques caseiros para ter um solo fértil e nutrido
Quem não gosta de receber elogios por conta de um jardim lindo e vistoso? Isso é totalmente possível usando apenas os truques que o Portal Atualizei mostrará abaixo. Então, confira!
Compostagem
Enriquecer o solo com compostagem é realmente eficaz. Isso melhora a fertilidade e aumenta a produção. Portanto, separe os resíduos orgânicos que tem em casa, como legumes e frutas, casca de ovo, café (borra), folhas e galhos caídos, entre outras coisas. Entretanto, gordura, carne, itens derivados do leite não são recomendados, pois atraem pragas.
Para fazer a compostagem no seu jardim, após a reunião desses materiais, coloque uma camada de materiais marrons (folhagens) e, por cima, materiais verdes (os resíduos). Em seguida, umedeça o local, mas não encharque. A cada 15 dias, revolva a pilha para que o ar entre.
Em torno de seis meses a compostagem estará pronta. Então, para usá-la, é só espalhar uma camada com cerca de 5 cm no solo antes da plantação.
Cobertura morta
Use cobertura morta em torno dos vegetais. Isso reterá a umidade do solo, impedindo que ervas daninhas cresçam, suprimindo os nutrientes. Dessa forma, use serragem, folhas secas, palha, entre outros itens.
Chá de compostagem
Já ouviu falar de chá de compostagem? É altamente eficaz e funciona com várias espécies. Para isso, coloque composto dentro de um saco feito de tecido, mergulhando em um recipiente cheio de água. Deixe lá por cerca de uma semana e o resultado será um “chá” nutritivo para as plantas.
Cultivo verde
O cultivo verde é o plantio de coberturas, como a aveia, por exemplo. Essas espécies contribuem para melhorar toda a estrutura do solo, pois fixam o nitrogênio e impedem que ervas daninhas cresçam.
Adubo orgânico
Utilize adubo orgânico, além da compostagem. Bons exemplos são esterco, farinha de osso ou alga marinha. Para que funcione, espalhe esse adubo de maneira uniforme no solo antes da plantação.
Rotação de culturas
A rotação de cultura evita que o solo fique esgotado. Em cada temporada, deve-se alternar o local e a espécie do vegetal. Isso auxilia no equilíbrio dos nutrientes, além de reduzir pragas, bem como doenças.