Belo Horizonte, 23 de maio de 2023, por Andréia Eliza de Souza – Você sabe quais são os nutrientes essenciais para as plantas? A princípio seriam aqueles sem os quais não poderiam sobreviver. Se você é inexperiente no assunto, então, é oportuno saber um pouco sobre as diferentes deficiências, seus sintomas correspondentes e como remediar,
Sem tratarmos de pragas e doenças, falaremos apenas da saúde das plantas em termos de nutrientes essenciais. Isso porque todas as espécies vegetais precisam absorver, comumente através das raízes, alguns elementos dissolvidos na água que participam dos processos metabólicos. Portanto, fique atento e ofereça o melhor para o seu jardim.
Quais são os nutrientes essenciais para as plantas?
Dos elementos essenciais, seis deles são necessários em maior proporção do que os outros: os macronutrientes.
Nitrogênio, fósforo e potássio são conhecidos como os macronutrientes primários, pois dominam as estruturas vegetais. Seguindo-os tem o cálcio, magnésio e enxofre (macronutrientes secundários). A presença é menor, mas desempenham igualmente a função estrutural.
Nitrogênio (N)
O nitrogênio é um dos nutrientes essenciais para formar a clorofila. Seu déficit deixa as folhas amareladas e opacas, inclusive as nervuras. Ademais, as folhas mais velhas caem depois as novas.
Fósforo (P)
A deficiência de fósforo afeta o crescimento da raiz, portanto, causa problemas quanto à floração. Bem como amadurecimento de frutos. Aliás, torna a planta totalmente suscetível a agressões do tempo (frio) e outros problemas.
Os sintomas surgem primeiro nas folhas velhas, apresentando borda roxa e seca. O broto novo demorará para surgir, com folhas menores.
Potássio (K)
O potássio é o responsável pelo pela respiração (abrir e fechar dos estômatos) das plantas. Assim, favorece uma resistência maior à baixa temperatura, doenças e pragas. A deficiência impacta negativamente no desenvolvimento, frutificação e floração.
Cálcio (Ca)
Contribui decisivamente para a resistência da espécie, para o desenvolvimento da raiz e formação dos frutos com caroço. Não é comum a deficiência de cálcio, mas acontece nos solos mais ácidos ou muito úmidos.
Se acontecer, as folhagens ficarão amarelas e com as pontas secas, enrolando sobre si mesmas. Ademais, os frutos ficam deformados.
Magnésio (Mg)
O magnésio é um nutriente especial para produzir clorofila. Os sinais da escassez são vistos quando as folhas apresentam clorose nos feixes vasculares e nas bordas. O nutriente é importante para formar o fruto e as sementes, não devendo faltar no processo de maturação.
Enxofre (S)
Este é um elemento básico para formar clorofila e proteínas. Sua deficiência apresenta os sintomas mais semelhantes aos da falta de nitrogênio: clorose generalizada e crescimento lento.
Micronutrientes vegetais
O Portal Atualizei ressalta que existem outros elementos também que, mesmo em menor proporção, a planta precisa assimilar. Eles são os que desempenham algumas funções vitais no metabolismo, como ferro, manganês, zinco, cobre e cloro. A deficiência, comumente, afeta mais a absorção, com bloqueios de outros nutrientes.
Agora que você já sabe quais são os nutrientes essenciais para as plantas, se notar algum sintoma nas suas verdinhas, tome as devidas precauções. Lembrando que cada espécie requer um cuidado específico, portanto, pesquise a reposição adequada e tenha um jardim ou horta com plena saúde.