Salvador, 04 de janeiro de 2023, por Janaina Brito – Já pensou em cultivar um pé de laranja no seu quintal? Laranjas são uma das frutas mais populares entre aqueles que gostam de sabores cítricos e refrescantes. A fama também decorre de sua versatilidade, visto que os frutos dão origem a sucos e possuem outras diversas aplicações na culinária brasileira, além dos ricos benefícios para a saúde.
Dessa forma, nada mais vantajoso do que ter essa deliciosa fruta sempre à mão em casa. Ademais, o cultivo da laranjeira é simples e a produção é rápida, ou seja, mesmo em uma área pequena, você vai garantir a manutenção adequada da frutífera e laranjas de qualidade. Veja, a seguir, como plantar um pé de laranja no quintal e conheça um pouco mais das vantagens em incluir seus frutos na dieta.
Por que consumir laranjas faz tão bem a saúde?
Você já deve conhecer alguns benefícios da laranja, como sua rica concentração em vitamina C que aumenta a imunidade e auxilia no combate a gripes e resfriados, por exemplo. Contudo, essa é apenas uma das vantagens de consumir regularmente a fruta.
Além de fortalecer o sistema imunológico, a vitamina C, assim como os flavonoides presentes em sua composição, possuem propriedades antioxidantes que atuam na resistência do organismo e promoção da saúde. Essas substâncias bioativas combatem o estresse celular causado pelos radicais livres.
Desse modo, segundo Samantha Cerquetani em matéria para o site UOL, em 27 de outubro de 2018, o consumo da laranja ou de seus sucos age na prevenção de doenças cardiovasculares, visto que auxilia o controle do colesterol ruim e protege as funções do coração. Outrossim, a fruta ajuda a combater o envelhecimento celular precoce, o que diminui o risco de surgimento de outras doenças, e, por ser fonte de fibras e minerais, também alivia os sintomas da constipação.
Agora que você conhece os benefícios das laranjas, por que não começar a cultivá-las no quintal? O site Portal Atualizei te mostra abaixo tudo o que você precisa fazer para começar.
Guia para cultivar um pé de laranja
Você pode escolher a variedade que quer plantar de acordo com a safra, mas a laranja-pera é a mais comum no país. Ademais, a laranjeira pode ser cultivada em qualquer época, porém, o ideal é começar durante a estação das chuvas. A principal forma de propagação do pé de laranja é por meio da técnica de enxertia, visto que o cultivo por sementes pode demorar muitos anos para produzir.
Invista em solos bem drenados, do tipo areno-argilosos, que sejam profundos, permeáveis e férteis. Além disso, aposte na adubação regular a cada dois meses, em especial, durante a primavera e o verão, quando a espécie está em atividade. Assim, faça uma cova profunda com cerca de 40cm de diâmetro e posicione a muda.
Iluminação e regas
O pé de laranja gosta de climas quentes e a área de cultivo deve receber iluminação solar abundante para o desenvolvimento máximo. Os raios solares são, inclusive, fundamentais para a produção de vitamina C, então, não deixe de procurar um ambiente bastante ensolarado para a muda. Outrossim, esse processo também exige que você faça podas de limpeza para que luminosidade chegue na região interna da copa da frutífera.
O cultivo de laranja também precisa da manutenção da umidade, mas não tolera solos encharcados, o que pode causar o apodrecimento das raízes. Então, regue sempre que necessário, verificando se o solo está seco ou as condições do local antes de molhar.
Quando colher?
Após cerca de três anos de plantio, será possível começar a colher as primeiras laranjas. Importante ressaltar, contudo, que você deve manter os cuidados em dias. Além das podas e adubações, para manter a saúde da vegetação, fique atento a pragas e doenças que costumam fragilizar espécies frutíferas cítricas.
Viu como é simples cultivar um pé de laranja em casa? Se você não possui um quintal, ainda pode plantar laranjas em vasos e manter uma pequena produção com os mesmos cuidados. Apenas não deixe de aproveitar todos os benefícios em consumir essa poderosa fruta no dia-a-dia.