Belo Horizonte, 26 de maio de 2023, por Andréia Eliza de Souza – O Brasil é um país de clima tropical. Contudo, especialmente no Sul e Sudeste, tanto o outono quanto o inverno podem desfavorecer as plantas. Portanto, saber como proteger suas plantas do clima extremo, ainda mais com truques caseiros, pode ser uma boa ideia.
Se você está preocupado com seu jardim ou horta, aqui é o lugar certo para tirar suas dúvidas. Com os truques caseiros que mostraremos, mesmo que os vegetais sofram um pouco, principalmente com geadas, proteger suas plantas do clima extremo. Portanto, atenção à leitura para conseguir aplicar na sua casa.
Como proteger suas plantas do clima extremo com truques caseiros
Em se tratando de proteção para as espécies vegetais, você deve sempre fazer o melhor. Assim, veja abaixo algumas dicas que o Portal Atualizei preparou e reproduza nos jardins e hortas.
Sombreamento
O sombreamento é um método eficiente para quem quer que suas plantas fiquem longe do clima ruim. Para implementar o método, verifique primeiramente as necessidades das espécies. Por exemplo, você pode usar:
- Tela – Além do frio, a tela protege também do calor em excesso, ficando disponíveis para vários graus de sombra. Escolha uma tela que proporcione a quantidade correta de iluminação natural para, assim, reduzirem a evaporação e manterem a umidade;
- Árvores – Plantar árvores em pontos estratégicos fornecerá o sombreamento necessário para a proteção das plantas do clima extremo. Dessa forma, especialmente as espécies que têm folhagem densa, por exemplo, as frutíferas, oferecem o suporte de cobertura para a temperatura da região.
Mulching
O mulching é uma cobertura morta que pode ser colocada em torno das espécies vegetais. Ela ajudará na retenção da umidade, protegendo as raízes da variação extrema do clima. Ademais, ainda contribui para a extinção da erva daninha.
Rega adequada
Quando o clima chega ao seu extremo, é preciso oferecer água o suficiente para as plantas. Caso você não saiba quais são as necessidades específicas de cada espécie, regue apenas quando o solo estiver seco. Lembrando que a quantidade de água no frio é diferente da do calor.
Proteção contra geadas
Locais onde tem geadas devem ser cobertos, especialmente noite. Faça “cabanas” com papelão, lençol ou mesmo cobertores. Se preferir, faça estruturas temporárias com lona.
Ventilação
Em climas mais quentes, garanta que as plantas recebam ar suficiente, evitando que os fungos causem doenças. Uma boa ideia é podar as espécies e remover o que está danificado.
Acolchoamento
Ademais, onde tem clima mais frio, utilize materiais para isolamento, como algumas folhas secas ou palha. Assim, as plantas ficarão protegidas. Mas, não coloque o acolchoamento em cima das folhagens.
Ressaltamos que as diferentes espécies têm necessidades, bem como tolerâncias diferentes. Dessa forma, pesquise sobre as características específicas e adapte os cuidados.