
Colatina, 23 de outubro de 2022, por Jamilli Alves – Pouca gente sabe, mas, a casca de cebola traz muitos benefícios para a saúde de quem a consome. Então, mesmo que essa não seja a parte mais usual, vale a pena aprender como utilizá-la no dia a dia.
Cada dia mais as pessoas descobrem formas de utilizar a casca dos alimentos e a casca de cebola é uma delas. Por isso, já é possível ver o seu uso em caldo e molhos deliciosos e em deliciosos chás refrescantes e digestivos.
Benefícios da casca de cebola
Muita gente joga fora as cascas desse alimento porque não sabe que essa parte contém a maior quantidade de minerais e compostos bioativos do vegetal. Pois é, é isso que a nutricionista, funcional e esportiva, Fernanda Cosi ensina na matéria de Carol Fernandes, para o Globo Rural, publicada em 27 de abril de 2022.

De acordo com a matéria a casca de cebola possui flavonoides, que são responsáveis por combater os radicais livres, bem como, prevenir o envelhecimento precoce das células. Portanto, esse alimento é um bom antioxidante e um anti-inflamatório bem versátil e disponível para todas as pessoas.
Os antioxidantes são bons aliados para manter a saúde do coração, o viço da pele e fortalecer o sistema imunológico. Por isso, muitas pessoas usam essas cascas para ajudar o tratamento de resfriados, já que, sua ação anti-inflamatória contribui muito para a recuperação dos quadros leves.
Consumir a casca de cebola pode ser mais fácil do que as pessoas pensam. Isso porque, ainda de acordo com a matéria, é possível agregá-la em sopas e caldos. Além disso, é possível preparar chás e até se aventurar em petiscos salgados.

Como preparar o chá de casca de cebola?
Para preparar o chá da casca de cebola é muito simples e dá para aproveitar os alimentos que se tem em casa. Assim, além de dar uma turbinada na saúde, ainda é possível reduzir o desperdícios de insumos.
Os ingredientes são bem simples e o modo de preparo bem fácil. Então, descasque duas cebolas grandes e separe suas cascas, que devem ser bem higienizadas. Em seguida, junte as cascas com 500ml de água e algumas especiarias do seu gosto como canela, cravo e cascas de limão.
Com todos esses ingredientes na panela, leve ao fogo médio por 3 min, depois, baixe o fogo e deixe ferver por mais 15 min. Por fim, espere amornar, coe e beba. Mas, caso queira, adoce com mel ou beba frio.
Como usar o chá nos cabelos?
Junto com todos os benefícios que o chá de casca de cebola traz para a saúde está o cuidado com a pele e com os cabelos. Isso porque, o seu efeito antioxidante previne o envelhecimento precoce das células que afetam de forma direta a pele.
Para obter os benefícios capilares é possível utilizar o chá diretamente nos cabelos, de forma simples, mas muito eficaz. Assim, de acordo com cabelereiro Marcos Dal Bello, em entrevista para a coluna Ana Maria, do site Uol, sob redação de Ana Bardella, publicada em 18 de janeiro de 2018, o uso desse chá no couro cabeludo estimula a circulação.

De acordo com o cabelereiro, o ideal é utilizar o chá puro e passar primeiro no couro do cabelo e depois no cumprimento e nas pontas. Assim, os efeitos serão um crescimento mais acelerado, melhora na queda e aumento do volume dos fios.
Segundo o profissional, esse chá ainda ajuda a trata fungos que possam ter se alojado no couro cabeludo, já que ele possui ação antibacteriana. Então, para preparar essa mistura, basta separar uma boa quantidade de casca de cebola e um copo de água, e ferver por 20 minutos.
Depois, é só coar, esperar esfriar e começar a utilizar. Assim, quanto ao uso, Bello informa que é possível passar no cabelo logo após a lavagem, e deixar secar de forma natural, sem enxaguar, ou misturar no shampoo. Mas, ele afirma que passar de forma pura é a melhor opção.
Dá para notar que o chá de casca de cebola traz muitos benefícios para todo o corpo. Então, vale a pena reavaliar o seu uso dentro da cozinha e, assim, usar ao máximo todo esse alimentos. Fique sempre atento aqui no Portal Atualizei e descubra os benefícios de itens simples do seu dia a dia.