Belo Horizonte, 25 de maio de 2023, por Andréia Eliza de Souza – A halitose, mais conhecida como mau hálito, tem causa em vários fatores. Tratamentos convencionais são eficazes e recomendados, mas, ao mesmo tempo, são muito caros.
Seja por uma higiene bucal duvidosa, problemas dentários, tabagismo, entre outras coisas, o mau hálito pode ter uma solução também eficaz, mas caseira. Existem algumas formas naturais que podem auxiliar no combate a esse problema e você descobrirá abaixo.
Formas naturais de acabar com o mau hálito
Combater a halitose de forma natural pode ser algo valioso quando não se tem um profissional à disposição. Contudo, lembre-se que se o problema persistir, será necessária uma avaliação do dentista.
É importante ressaltar que a higiene bucal é essência. Portanto, escove seus dentes, no mínimo, duas vezes por dia. Utilize fio dental sempre que possível, além do enxaguante bucal, pois, assim, removerá as placas bacterianas e os resíduos dos alimentos.
A língua também é um fator importante no mau hálito, uma vez que também precisa de escovação para não acumular sujeira. Manter uma boa alimentação com alimentos fibrosos (cenouras e maçãs, por exemplo), estimula a saliva e ajuda a acabar com certos odores.
Ademais, além dessas recomendações, vamos às dicas sobre as formas naturais de acabar com a halitose gastando pouco:
Use enxaguante bucal natural
Prepare um enxaguante bucal caseiro utilizando bicarbonato e água morna. A medida é um copo de água para colher das de chá do bicarbonato. Misture bem e faça gargarejos após as escovações por mais ou menos 1 minuto. Em seguida, basta lavar a boca e pronto.
Chá de hortelã-pimenta
O chá dessa erva possui propriedades que são antibacterianas, além de auxiliar a ter um hálito fresco. Dessa forma, consuma uma xícara da bebida após cada refeição. Se preferir, faça gargarejos também.
Spray de Própolis
A própolis é comumente usado como remédio natural que trata de vários problemas de saúde. O mau hálito é um desses problemas, pois essa substância que as abelhas produzem, é conhecida pelas propriedades cicatrizantes, antimicrobianas e anti-inflamatórias.
Contudo, devemos ressaltar que não há nenhum estudo científico que comprove o combate da halitose pela própolis. Mas, não custa nada tentar, não é mesmo?
Se você optar pelo uso do spray de própolis para acabar de vez com a halitose, tenha em mente que ele será um complemento. Portanto, é importante que as instruções da embalagem sejam seguidas, com os resultados variando de organismo para organismo.
Nesse sentido, o Portal Atualizei lembra, novamente, que essas dicas para o mau hálito agem de maneira temporária. Então, caso o problema persista, recomendamos consultar o médico ou dentista para que identifique a causa real do problema e indique o tratamento adequado.