Receitas

Segredos da Cozinha Brasileira: Como Fazer uma Vaca Atolada Irresistível

Nesse friozinho, um caldinho cai bem

Nos tempos coloniais, surgiu um prato que, hoje em dia, todos adoram: a vaca atolada. Naquela época, os tropeiros viajavam por distâncias longas no interior do país. Enquanto estavam nessas viagens, esses homens não abriam mão de refeições nutritivas e consistentes para sustentar o corpo na estrada.

A vaca atolada é uma boa opção para “sustento”, pois combina carne bovina, que é uma deliciosa proteína, com a mandioca, que é uma raiz saborosa e fonte de carboidratos. O resultado não poderia ser um caldo reconfortante, capaz oferecer sabor e energia ao mesmo tempo.

Saiba como fazer a vaca atolada

Essa espécie de caldo é tradicional do nosso país, como o Portal Atualizei, preparado com mandioca e carne bovina. Este ensopado é substancioso, bem como popular, especialmente em Minas Gerais, que fica na região Sudeste.

O prato é apreciado com um pouquinho de suco de limão e farofa. Isso mesmo! Fica uma delícia! O prato todo demora 3 horas para ficar pronto, rendendo aproximadamente 6 porções.

Ingredientes da receita

  • 900 gramas da carne bovina que desejar, mas que seja um corte ideal para ensopado, por exemplo, peito ou acém, cortada em cubinhos pequenos;
  • 900 gramas da mandioca já descascada e também cortada em cubos grandes;
  • 1 cebola de tamanho médio picadinha;
  • 4 dentes de tamanho médio de alho picadinhos;
  • 2 tomates de tamanho médio picadinhos;
  • 2 colheres (sopa) do óleo;
  • 1 folha de louro;
  • Sal ao seu gosto;
  • Caldo sabor carne.
Segredos da Cozinha Brasileira: Como Fazer uma Vaca Atolada Irresistível
Segredos da Cozinha Brasileira: Como Fazer uma Vaca Atolada Irresistível – Canva

Modo de preparo da vaca atolada

Esquente o óleo na panela e refogue o alho com a cebola até ficarem totalmente translúcidos. Em seguida, coloque os cubos da carne na panela, deixando refogar para que dourem de todos os lados.

Acrescente os tomates, o louro, bem como o sal, misturando tudo. Aguarde cozinhar por 10 minutos para, posteriormente, colocar o caldo sabor carne o bastante para cobrir a proteína. Quando o caldo ferver, deixe no fogo baixo, tampando a panela para cozinhar por 1 hora.

Durante esse tempo, em outra panela, cozinhe a mandioca com um pouco de sal até amaciar. Agregue a mandioca à carne na mesma panela, misturando delicadamente, mas tome cuidado para despedaçar nem a mandioca e nem a carne.

Permita que o ensopado cozinhe por 20 minutos, assim, os sabores se misturarão. Caso fique muito grosso, coloque mais água. Prove o sal antes de desligar o fogo. Você pode servir com um pouco de arroz branco e cheiro verde.

Avalie este post post

Mostrar mais

Andreia Eliza

Andréia Eliza de Souza tem o curso técnico em enfermagem e cursa gestão hospitalar. Deixou a atuação ativa na área da saúde para se dedicar à redação de artigos publicitários e jornalísticos, usando um pouco de sua experiência nos assuntos que aborda. Amante de livros, artes e culinária, se dedica, não só ao universo político, feminino, notícias locais e culturais, como também à literatura em geral. Trabalhou por anos no auxílio da enfermagem em hospitais e clínicas médicas em diversas áreas especializadas, adquirindo sólida experiência. Buscando novas oportunidades de ampliar seus conhecimentos, transformou um trabalho ativo em fonte de pesquisa para redigir muitas das matérias que hoje publica. Por conta do trabalho de redatora, acabou aos poucos com as árduas pesquisas de fontes, se dotando de múltiplas experiências e conhecimentos em finanças, mundo automobilístico, rural, do entretenimento, entre muitas outras coisas. Escreveu sobre frases motivacionais e tatuagens no Diário Prime. Escreveu notícias locais para o site TecnoNotícias. Escreveu sobre temas relacionados à saúde para o Revista Saúde e Bem Estar e para o SaúdeLab. Escreveu para as colunas Finanças, WebNews e Cidades do Folha Go. Agora escreve na coluna Agro e Receitas para o Portal Atualizei. Contato: (65) 99924-8700 - [email protected]

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo