
O risoto de filé mignon é um tipo de prato requintado e tradicional ao mesmo tempo. Com origens italianas, mais especificamente vindo da Lombardia, é uma delícia apropriada para almoços e jantares. Mesmo sendo tradicional, o filé mignon usado no risoto é algo contemporâneo, não fazendo parte do original.
Essa adição do filé é mesmo uma das melhores adaptações que já foram feitas. Isso porque o corte é considerado carne nobre, bastante apreciada. A versão que apresentaremos do risoto de filé mignon é bem encontrada nos restaurantes que buscam oferecer aos clientes os sabores e as combinações mais sofisticados.
Saiba como fazer risoto de filé mignon
O risoto é uma deliciosa combinação cremosa, com textura aveludada. Além disso, o filé oferece a suculência junto do sabor requintado. O corte é extremamente macio, proporcionando uma experiência única ao se juntar com os grãos cozidos do arroz. Para dar o toque final e especial, criando um prato rico em sabores. O filé mignon adiciona um toque de luxuosidade, aumentando o nível gastronômico.
Certamente, ao degustar, você sentirá uma explosão de incríveis sabores que encantam o paladar, proporcionando um prazer irresistível. O rendimento é de 4 deliciosas porções prontas em 45 minutos.
Ingredientes da receita
- 300 gramas do filé mignon cortadinho em cubos;
- 1 cebola de tamanho médio picadinha;
- 2 dentes de tamanho médio de alho picadinhos;
- 2 xícaras (chá) do arroz arbóreo;
- 4 xícaras (chá) do caldo sabor carne;
- 1 xícara (chá) do vinho seco branco;
- 1/2 xícara (chá) do parmesão ralado;
- 2 colheres (sopa) da manteiga;
- Sal ao seu gosto;
- Salsinha picadinha para a decoração.

Modo de preparo do risoto de filé mignon
O Portal Atualizei sugere aquecer o caldo sabor carne na panela, mantendo no fogo baixo a fim de ficar quente enquanto se prepara o risoto. Derreta 1 das colheres de manteiga em uma panela grande para que possa refogar e dourar o alho e a cebola.
Acrescente a carne, refogando até dourar. Então, tempere com o sal e, em seguida, coloque o arroz mexendo bem para todos os grãos se envolverem no suco do filé e na manteiga. Adicione o vinho, mexendo continuamente para o arroz absorver o líquido.
Vá acrescentando o caldo aos poucos, concha por concha, também aguardando que o arroz absorva o líquido. Continue o processo até o arroz cozinhar, mas ficar al dente, o que demora 25 minutos.
Assim que o arroz ficar pronto, coloque o restante da manteiga, tal como o queijo ralado. Então, misture bem para tudo se integrar. Desligue o fogo e aguarde descansar um pouco. Você deve servir o risoto de filé mignon individualmente, polvilhando a salsinha por cima e mais queijo, se quiser.