Casa

Varal: como saber as diferenças para escolher o seu? Saiba qual vale mais a pena

Belo Horizonte, 7 de dezembro de 2022, por Gabriela Scopel – Você acha que varal é tudo igual? Acha que tanto faz, já que todos os modelos são os mesmos? Pois, saiba que não é bem assim. A verdade é que tem diferença entre os diversos tipos, e você precisa conhecê-los para saber comprar de modo consciente.

No artigo abaixo, você verá os tipos mais famosos de varal é perceberá que conhecer quais são é mais do que importante para adquirir o seu. Por isso, se ficou curioso, leia até o final e fique por dentro do assunto. Vamos nessa?

Varal é tudo igual? Confira os modelos

Se você sempre foi do tipo que acha que varal é tudo igual, incluindo material com que é feito e meios de se utilizar, sabia que existem varais retráteis e de varetas individuais? Pois é! É uma gama bem vasta de modelos, e você conhecerá alguns hoje mesmo.

Contudo, antes de comprar, sempre avalie o espaço que você tem, bem como a quantidade de roupas que costuma pendurar para mensurar o tamanho. O ideal é que também observe o tipo de material para saber se convém molhar mais ou menos. Agora, sem mais delongas, conheça os modelos mais comuns, mas que nem todos conhecem.

Varal: como saber as diferenças para escolher o seu? Saiba qual vale mais a pena - Canva
Varal: como saber as diferenças para escolher o seu? Saiba qual vale mais a pena – Canva

Varal de corpo único

Primeiramente, de acordo com uma matéria publicada pela UOL, em 29 de junho de 2016, os mais famosos varais de tetos tradicionais podem ser de ferro, aço ou alumínio, existindo de diversos tamanhos e com formas de fixação distintas.

Logo, o de corpo único, bem comum, é comum ser visto feito no material de aço com as varetas grossas, para que dure ainda mais. Todavia, para isso, sempre certifique-se de que há apoio para as roldanas de acionamento, que ficam na parede.

Varal: como saber as diferenças para escolher o seu? Saiba qual vale mais a pena - UOL
Varal: como saber as diferenças para escolher o seu? Saiba qual vale mais a pena – UOL

Varal à manivela

O varal, que pode ficar no teto, pode ter um plus e ser levantado por manivelas, que reduzem o esforço manual na movimentação em até 60%. São indicados para pessoas com mobilidade reduzida, que são mais baixas, que querem fazer menos esforço ou sempre penduram muita roupa. Por exemplo: se você trabalha com lavagem de roupas, essa é uma boa ideia.

Movimentação de varetas individuais

Dessa forma, os modelos que possuem a movimentação de varetas de forma individual são ótimos para quem deseja facilitar a descida e subida, além de distribuírem a carga pontualmente. Em geral, os varais possuem de 8 a 12 varetas e são penduras em tetos de gesso ou alvenaria, mas há modelos com ancoragem na parede, além dos que são múltiplos, podendo ser somente de chão. Uma verdadeira praticidade.

Existe varal retrátil?

Por fim, os modelos retráteis são bem comuns também, ficando guardados em espécies de caixinhas, quando no estão sendo utilizados. São ótimos para quem deseja um objeto mais compacto e, até mesmo, que não influencia a decoração do espaço. Você sabia disso?

Esperamos que as dicas sobre os mais diversos tipos de varal e como cada um serve para uma especificidade. Obrigada pela leitura até aqui e, para ter acesso a mais conteúdos exclusivos que fazemos para você, não deixe de acessar o nosso Site Portal Atualizei. Até a próxima!

Avalie este post post

Mostrar mais

Gabriela Scopel

Sou capixaba, mas estou em terras mineiras para cursar letras na UFMG. Amo a escrita e a forma como ela veicula informações que passam barreiras e unem pessoas. Apaixonada por livros, filmes e pela arte da educação, atuo há mais de dois anos nas escritas em sites e blogs. Para sugestões, meu e-mail é: [email protected]

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo