Casa

Conta de água está vindo alta? Como identificar vazamentos na tubulação e consertá-los

Belo Horizonte, 01 de dezembro de 2022, por Gabriela Scopel – Um pavor de muitos é ter um vazamento em casa e não saber que tem ou, ainda, não conseguir controlar e acabar tendo uma conta de água muito alta, assim como prejuízos nas paredes e tubulações. Nesses casos, como identificar vazamentos de forma rápida e que dê tempo de tomar atitudes?

É sobre isso que falaremos no artigo abaixo. Veja como identificar vazamentos de um jeito rápido e como prevenir dores de cabeça com muita antecedência. Não passe sufoco e confira nossas dicas! Se interessou? Continue lendo e anote se for preciso, bora lá?

Identificar vazamentos: fique de olho no hidrômetro

Identificar vazamentos não precisa ser somente quando a situação já está em um nível extremo, porque pode ser tarde demais. Sendo assim, conforme uma matéria publicada pelo G1, no dia 23 de agosto de 2021, uma ótima maneira de verificar se há vazamentos ou não é acompanhar o hidrômetro da casa.

Como assim? Bom, faça um teste! Considerando que não fique ninguém em casa em um determinado dia, veja se o hidrômetro continuou rodando e funcionando. Caso a sua resposta seja positiva, significa que está tendo vazamentos, pois, mesmo sem ninguém em casa e, ele continuou funcionando. Ou seja, há algum lugar com funcionamento oculto, o famoso vazamento.

Conta de água está vindo alta? Como identificar vazamentos na tubulação e consertá-los
Conta de água está vindo alta? Como identificar vazamentos na tubulação e consertá-los – G1
Nesse sentido, além da primeira dica que temos sobre como identificar um vazamento, um segundo truque muito bom, e que poucos sabem, é o de testar uma torneira alimentada diretamente pela rede da companhia que abastece a sua casa. Com isso, você deve aguardar até a água parar de correr na torneiro e, em seguida, irá coloca um copo cheio de água na boca da torneira. Assim, se houver sucção da água do copo pela torneira, você pode interpretar como um sinal de que existe vazamento no ramal interno (após hidrômetro). Essa é uma dica de ouro!
Por fim, para fechar com chave de ouro as dicas, é importante reconhecer de onde o vazamento vem. Desse modo, caso você não consiga verificar a tempo com os truques anteriores, os maiores indícios são as manchas e rachaduras formadas nas paredes, no chão ou no teto. Além disso, você pode perceber também e começar a prestar mais atenção nos espaços que sempre possuem mofo, porque, provavelmente, você conseguirá perceber vazamentos vindos desse lugar.
Conta de água está vindo alta? Como identificar vazamentos na tubulação e consertá-los
Conta de água está vindo alta? Como identificar vazamentos na tubulação e consertá-los – Canva

 

Ufa! Chegamos ao fim das principais dicas sobre como identificar vazamento. Apesar de ser uma questão delicada e que pode trazer prejuízos, alguns truques e informações extras conseguem, e muito, te auxiliar nessas horas. Esperamos que o conteúdo tenha sido útil para você e, para ter acesso a mais dicas diárias, não se esqueça de acessar o nosso Site Portal Atualizei!

Avalie este post post

Mostrar mais

Gabriela Scopel

Sou capixaba, mas estou em terras mineiras para cursar letras na UFMG. Amo a escrita e a forma como ela veicula informações que passam barreiras e unem pessoas. Apaixonada por livros, filmes e pela arte da educação, atuo há mais de dois anos nas escritas em sites e blogs. Para sugestões, meu e-mail é: [email protected]

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo