Casa

Peso de porta caseiro; veja como fazer o seu, utilizando itens recicláveis

Belo Horizonte, 23 de outubro de 2022, por Gabriela Scopel – É muito comum as mais diversas casas terem um peso de porta para que a porta não bata, não é mesmo? Mas, você já pensou que bom que seria se esse peso de porta caseiro pudesse contribuir com o meio ambiente ao ser reciclável?

Bom, é exatamente isso que o artigo abaixo irá explorar. Entenda o que é reciclagem, sua importância e, ainda, como fazer mais de um peso de porta caseiro, o que irá te ajudar a economizar e evitará o acúmulo de lixo na natureza. Bora lá aprender?

A reciclagem consiste em reaproveitar um certo tipo de material que iria para o lixo e, assim, dar a ele uma nova atribuição. No Brasil, existem diversas instituições e famílias que adotam a prática, separando o lixo para a coleta seletiva, incentivando a prática e fazendo objetos recicláveis, mas, isso ainda não é o suficiente.

Isso porque, segundo uma matéria realizada pelo site UOL, publicada no dia 07 de outubro de 2021, por Antoniele Luciano, o nosso país está produzindo mais resíduos sólidos, porém, ainda continua reciclando muito pouco. Desse modo, conforme o Panorama de Resíduos Sólidos no Brasil 2020, da Associação Brasileira de Empresas de Limpeza Pública (Abrelpe), o descarte passou de 67 milhões de toneladas em 2010, para 79 milhões de toneladas em 2019, o que equivale a um aumento de 18%.

Seguindo essa lógica, isso representa basicamente, por pessoa, a geração de 379 quilos de resíduos por ano, enquanto o índice de reciclagem ainda permanece abaixo dos 4%. Ou seja, aprender novas formas de utilizar os materiais e reinventar os objetos é essencial.

Peso de porta caseiro; veja como fazer o seu utilizando itens recicláveis
Peso de porta caseiro; veja como fazer o seu utilizando itens recicláveis – Matéria retirada do site UOL

Nesse sentido, ao compreender o quadro acima sobre a situação do nosso país, nada mais justo do que confeccionar um lindo peso de porta caseiro a partir do método de reciclagem, não acha? Por isso, veja as 2 opções que nós reservamos e não gaste dinheiro à toa!

Reaproveite latas que iriam para o lixo

A primeira dica consiste em reaproveitar latas de alumínio que iriam para o lixo. Você pode utilizar as embalagens que geralmente armazenam leite em pó, por exemplo, e retirar o rótulo. Depois disso, pode decorar como achar melhor e, em seguida, basta colocar areia ou britas dentro para que a lata fique pesada.

No caso da decoração, é muito comum utilizar tecido para a tarefa, e você pode utilizar tecidos que a cor combine com o espaço. Sua sala é em tons terrosos? Então, opte por um tecido parecido e revista sua lata que será o seu peso de porta caseiro. Super simples e funcional!

Peso de porta caseiro; veja como fazer o seu utilizando itens recicláveis
Peso de porta caseiro; veja como fazer o seu utilizando itens recicláveis – Pexels

Utilize a boa e velha garrafa PET

Por fim, a última dica consiste em utilizar a clássica garrafa PET para fazer um bom peso de porta também. A ideia é que você pegue a garrafa e retire um pouco do seu comprimento ao cortá-la ao meio. Após isso, cole a parte de cima, onde fica a “boca” da garrafa, com uma pequena parte do fundo, encurtando a garrafa.

Para finalizar, encha-a de terra ou brita e também decore como preferir. Nesse caso, aconselhamos pinturas e colagens de pedrinhas, por exemplo, já que sua superfície não é tão retilínea. Com essas duas dicas, não tem como não reciclar!

Esperamos que você tenha gostado das dicas sobre peso de porta caseiro e que tenha entendido melhor sobre o que é reciclagem. Para saber mais detalhes sobre dicas incríveis para sua casa, acesse o nosso Portal Atualizei e fique por dentro das melhor informações. Obrigada pela leitura e até a próxima!

Avalie este post post

Mostrar mais

Gabriela Scopel

Sou capixaba, mas estou em terras mineiras para cursar letras na UFMG. Amo a escrita e a forma como ela veicula informações que passam barreiras e unem pessoas. Apaixonada por livros, filmes e pela arte da educação, atuo há mais de dois anos nas escritas em sites e blogs. Para sugestões, meu e-mail é: [email protected]

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo