Casa

Separar alimentos na geladeira é importante por alguns motivos; confira os principais e como fazer da maneira correta

Palmas, 12 de dezembro de 2022, por Keila Carlos – Cada vez mais, sabemos da importância de manter a casa organizada. Nesse sentido, separar alimentos na geladeira também deve entrar na lista de prioridades das tarefas domésticas.

Isso porque, ao contrário do que a maioria das pessoas sabe, separar alimentos na geladeira nos ajuda a evitar uma série de problemas. Você sabe quais são as razões para manter esse eletrodoméstico sempre organizado? Qual a maneira correta para isso? Então, continue a leitura.

Não separar alimentos na geladeira causa contaminação?

De acordo com a nutricionista Márcia Cristina Fialho em matéria escrita pela colaboradora Flávia Santucci ao site Viva Bem/Uol em 04 de abril de 2022, é de suma importância separar alimentos na geladeira. A profissional explica que quando os alimentos não são devidamente armazenados podem sofrer a chamada contaminação cruzada, que é passada de um alimento para outro. Desse modo, alimentos diferentes em um mesmo local de armazenamento, bem como falta de higienização das mãos, podem fazer proliferar microrganismos.

Imagem extraída do site Viva Bem/Uol
Imagem extraída do site Viva Bem/Uol

Como organizar os alimentos dentro da geladeira?

Tão importante quanto sempre verificar a data de validade de cada alimento, é guardar cada um no seu devido lugar. Logo, uma dica bacana é usar potes transparentes que facilitem a visualização dos alimentos, com etiquetas constando data de validade. 

Com isso, não há necessidade de abrir um recipiente desnecessariamente. Igualmente, estando sempre visíveis, não corremos o risco de esquecer de consumir, evitando, assim, o desperdício. 

Portanto, separar alimentos na geladeira é sempre o melhor caminho. A respeito da limpeza da geladeira, a fim de organizar melhor os alimentos, deve ser feita a cada 15 dias – orienta a nutricionista.

Como separar os alimentos na geladeira?

A título de conservação, na parte superior da geladeira, onde a temperatura é mais baixa e mais fria, armazene: 

  • Sucos naturais sem aditivos; 
  • Danones e iogurtes; 
  • Leite e seus derivados;
  • Comidas preparadas; 
  • Carnes em processo de descongelamento.
Separar alimentos na geladeira é importante por alguns motivos; confira os principais e como fazer da maneira correta/ Via: Canva
Separar alimentos na geladeira é importante por alguns motivos; confira os principais e como fazer da maneira correta/ Via: Canva

 

Na parte do meio da geladeira, acomode:

  • Enlatados já abertos. Atenção: guarde-os em potes vedados;
  • Saladas de frutas;
  • Guloseimas, como gelatina e doces em geral.

Reserve a porta da geladeira para comportar água, assim como alimentos com baixo risco de perecividade, tais como: refrigerantes, conservas, sucos e molhos. Agora, na parte inferior, guarde as frutas e verduras. Do mesmo modo, use a gaveta inferior para armazenar as folhagens. 

Por último, no processo de separar alimentos na geladeira, conserve no congelador: carnes, gelo, sorvete, comidas prontas devidamente etiquetadas, polpas de frutas e ervas.

Quantos dias os alimentos podem ficar na geladeira?

Outra orientação de suma importância dada pela nutricionista é quanto ao tempo de permanência dos alimentos na refrigeração. Dessa forma, alimentos como verduras, legumes e frutas, a recomendação é consumir em aproximadamente 5 dias. 

Separar alimentos na geladeira é importante por alguns motivos; confira os principais e como fazer da maneira correta/ Via: Canva
Separar alimentos na geladeira é importante por alguns motivos; confira os principais e como fazer da maneira correta/ Via: Canva

 

Contudo, observe sempre o aspecto, assim como higienize-os antes de serem armazenados. Desta maneira, dê preferência para guardá-los em sacos plásticos.

Antes de mais nada, no caso de alimentos preparados, o ideal é consumi-los em até 2 dias. Da mesma maneira, as carnes cruas não congeladas devem ser preparadas em até 2 dias. Quanto aos alimentos de origem animal, a profissional orienta que há uma variação de 3 dias a 1 mês, com ressalva do leite, que deve ser consumido no máximo em 3 dias.

Por fim, os alimentos industrializados após abertos, devem ser armazenados em potes de vidro ou de plástico e etiquetados com a data em que foram abertos e a data de vencimento.

Enfim, com todas essas orientações acerca de como separar alimentos na geladeira, bem como armazená-los corretamente, que tal compartilhar esta matéria com os amigos? Ah! Para mais informações e dicas, continue acessando mais conteúdos aqui no Portal Atualizei.

Avalie este post post

Mostrar mais

Keila Rosa Mota Carlos

Sou cristã, goiana, filha, esposa e mãe de duas crianças lindas. Com Graduação em Letras, pela Universidade Federal de Goiás, sempre fui apaixonada por leitura e escrita. Aos nove anos de idade, ganhei um concurso de redação, realizado entre alunos da rede municipal da cidade de Jataí-Go. Foi um verdadeiro "marco" para o que se estenderia por toda a minha vida. Embora, por decisão de ser mãe em tempo integral, não esteja atuando na área da Educação, também amo ensinar. Atualmente resido em Jarinu-SP, sou redatora e corretora de redações. Tenho certificações, bem como experiência em Copywriting; Produção e Revisão de Conteúdo para Web; técnicas em SEO e formatação para Wordpress.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo