News

É necessário lavar o arroz para cozinhar ou não? Entenda o que é melhor

Colatina, 29 de outubro de 2022, por Jamilli Alves Barbosa – Para muita gente, lavar o arroz é essencial. Mas, para outras pessoas, esse é um costume antigo, que já não encontra mais razão de subsistir na atualidade.

Lavar o arroz ou não? Eis a questão! Porque, a verdade é que essa pergunta é mais difícil do que se possa imaginar. Por isso, vale a pena analisar o que dizem os especialistas e decidir qual é a melhor opção.

É preciso lavar o arroz?

A resposta para essa pergunta é: depende. Isso mesmo, não existe uma resposta pacífica sobre o assunto. Então, é possível encontrar afirmações controversas por aí e acabar confuso com o que fazer. Dessa forma, vale a pena avaliar os dois lados dessa questão.

O que dizem os especialistas?

Por um lado, há especialistas que afirmam que a prática de lavar o arroz, de fato, é algo desnecessário. Essa é a opinião da nutricionista Karina Cordeiro, em entrevista para a matéria de Caio Bitencourt, de 11 de agosto de 2022, para o site O Globo.

Reportagem sobre a necessidade de lavar o arroz - Imagem extraída do site oglobo.globo.com
Reportagem sobre a necessidade de lavar o arroz – Imagem extraída do site oglobo.globo.com

 

De acordo com a nutricionista, essa prática, além de desnecessária, pode levar à perda de vitaminas e minerais. Mas, ela salienta que a lavagem não representa um problema caso seja feita antes do cozimento, por um breve período.

Em contrapartida, o professor de ciências biológicas, da Universidade de Belfast, na Irlanda do Norte, Andy Meharg, em entrevista para a BBC, para matéria publicada em 19 de fevereiro de 2017, no site G1, afirmou que lavar o arroz, do modo adequado, é capaz de diminuir os níveis de arsênio que o mesmo apresenta.

Reportagem sobre a importância de lavar o arroz - Imagem extraída do site g1.globo.com
Reportagem sobre a importância de lavar o arroz – Imagem extraída do site g1.globo.com

 

Segundo o professor, baixos níveis desse elemento químico é capaz de afetar a imunidade, o crescimento e o desenvolvimento do QI. De acordo com a matéria, o arsênio pode contaminar o grão em razão dos pesticidas e toxinas, que ficam no solo por um longo tempo.

Lavar o arroz ou não, qual é a melhor opção?

Como você pode ver, existem razões para não lavar o arroz e um bom motivo para lavá-lo. Mas, a dúvida continua, lavar ou não? Pois bem, já diz o ditado que prevenir é melhor que remediar. Então, a melhor opção é realizar a lavagem do grão e evitar qualquer contaminação.

É necessário lavar o arroz para cozinhar ou não? Entenda o que é melhor - Imagem: Pixabay
É necessário lavar o arroz para cozinhar ou não? Entenda o que é melhor – Imagem: Pixabay

Como lavar da forma certa?

O professor Andy Meharg ensina na matéria duas formas de realizar a lavagem. Assim, a primeira é deixar o grão de molho durante a noite e colocar 5 xícaras de água para cada 1 xícara do grão. Segundo ele, isso pode reduzir 80% do nível de arsênio.

A outra forma é utilizar a mesma proporção para lavar o grão, mas, sem deixar de molho. Conforme Andy, esse modo também reduz os níveis desse elemento químico, mesmo que em quantidade menor do que a primeira.

E, aí? Você costuma lavar o arroz? Comente aqui no Portal Atualizei e diga qual dessas duas formas você vai usar, e fique atento às novas matérias.

Avalie este post post

Mostrar mais

Jamilli Alves Barbosa

Jamilli Alves é uma escritora apaixonada, as letras e todo o conhecimento que elas podem transmitir são sua maior inspiração, por isso, seu amor pela leitura é tão intenso quanto o é pela escrita. Em sua visão, "apesar do mundo ter sido criado com conceitos e conhecimentos tão elevados, a linguagem, ainda que muito limitada, é um dos presentes mais valorosos que recebemos, porque, por meio dela não só compreendemos e dominamos nosso mundo, mas, compartilhamos e ensinamos sobre ele às próximas gerações." Mais que uma escritora, Jamilli é uma estudante, sempre em busca de novos conhecimentos.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo