O arroz à grega, de origem não muito exata, é um prato que integra nossa culinária há tempos. Acredita-se que suas influências venham do Mediterrâneo e da Europa, principalmente por causa das cenouras, ervilhas e das uvas-passas. Estes são ingredientes comuns da gastronomia destes locais.
A ideia do uso dos legumes e carnes para enriquecer o clássico do arroz não é exclusividade nossa. Essa prática é comum em culturas do mundo todo. Em se tratando do Brasil, esse arroz à grega popularizou-se, tornando-se presença imprescindível nas festas, ceias e demais ocasiões especiais.
Saiba como fazer o arroz à grega
Esta versão que o Portal Atualizei ensinará é clássica e básica. Contudo, é possível personalizá-la acrescentando outros ingredientes que forem da sua preferência. Por exemplo: pode colocar presunto picadinho, cogumelos e nozes. O melhor de tudo é que demora 40 minutos para ficar pronto e rende 6 deliciosas porções.
Ingredientes da receita
- 2 xícaras (chá) do arroz agulhinha;
- 4 xícaras (chá) da água;
- 1 cebola de tamanho médio picadinha;
- 1 cenoura de tamanho médio picadinha;
- 1/2 xícara (chá) das ervilhas (seja enlatada, congelada ou fresca);
- 2 dentes de tamanho pequeno de alho picadinhos;
- 1/2 xícara (chá) do milho-verde;
- 1/2 xícara (chá) do pimentão-vermelho picadinho;
- 3 colheres (sopa) do óleo de soja;
- 1/2 xícara (chá) das uvas-passas;
- Sal ao seu gosto;
- Pimenta-do-reino ao seu gosto;
- Salsinha picadinha caso queira decorar.
Modo de preparo do arroz à grega
Dentro da panela grande, esquente o óleo no fogo médio e acrescente o alho e a cebola para que dourem levemente. Coloque, então, as ervilhas, cenoura, pimentão e milho. Assim, refogue esses ingredientes por 5 minutos até ficarem macios.
Acrescente o arroz nessa panela, mexendo bem para que incorpore com os legumes. Com isso, despeje a quantidade de água, tempere e aumente o fogo para que a água ferva.
Tão logo se inicie a fervura, abaixe o fogo, tampe a panela e permita que cozinhe tudo por 20 minutos, até que todos os grãos fiquem macios e que seque a água. Então, desligue o fogo e aguarde o arroz descansar um pouco.
Com um garfo, solte todo o arroz e, se quiser, adicione passas, misturando-as. Coloque seu arroz à grega no refratário, decore com a salsinha e sirva, acompanhando aves, carnes e peixes.