Belo Horizonte, 23 de maio de 2023, por Andréia Eliza de Souza – O caldo verde tradicional é uma espécie de sopa de origem portuguesa. Seu preparo é feito com couve e batatas, além de outros ingredientes que são ao caldo, uma sensação quentinha para dias mais frios.
Esse prato é daqueles que nossas avós faziam para servir quando estávamos doentes. Ou seja, além de saboroso, dá sustância e nutrição. Unindo praticidade e gostosura, o caldo verde tradicional é a melhor opção para as noites de inverno que veem chegando por aí.
Como fazer caldo verde tradicional
Essa receita que o Portal Atualizei mostrará abaixo não demora mais do que 45 minutos para ficar pronta, servindo 8 cumbucas de tamanho médio. Isso quer dizer que você consegue preparar um caldo delicioso para toda a família com pouco tempo e trabalho.
Ademais, se você quiser fazer uma quantidade maior, não tem problema. Essa sopa portuguesa pode ser congelada e aquecida posteriormente. Mas, nossa recomendação é só colocar a couve quando for servir. Dessa forma, manterá a textura e a cor sem interferir no sabor.
Ingredientes da receita
- 1 gomo de linguiça calabresa;
- 1 cebola de tamanho pequeno;
- 3 batatas inglesas;
- 1 litro e 250 ml do caldo sabor carne caseiro;
- 1 maço pequeno de couve;
- Pimenta-do-reino ao seu gosto;
- Sal ao seu gosto.
Modo de preparo do caldo verde tradicional
Primeiramente, tire toda a pele que tem na calabresa e corte-a em cubinhos. Em seguida, pique a cebola no corte de meia-lua e as batatas em cubos.
Assim, coloque água para aquecer em uma panela. Em outra, adicione o azeite e frite os pedaços de linguiça até que dourem. Agora, coloque a cebola para dourar junto com um pouco de sal.
Adicione a batata, o caldo da carne e deixe ferver. Jogue a água quente nos queimadinhos do fundo das panelas e coloque com a batata para dar mais um gostinho. Quando tudo começar a ferver, diminua o fogo, verifique o sal e aguarde o cozimento por aproximadamente 20 a 30 minutos.
Dessa forma, enquanto aguarda o tempo, higienize a couve, descartando os talos e picando as folhas. Aí, dá para escolher a couve cortada bem fininha ou rasgada em pedaços pequenos. Se optar pelas tiras finas, tente cortar ao meio para que seja mais fácil de consumir.
Quando as batatas ficarem totalmente macias, coloque-as dentro de um liquidificador e bata até que se transforme em uma espécie de creme. Uma dica preciosa: cuidado com o liquidificador e sua tampa, pois com o legume quente, pode ser que o vapor acabe te queimando.
Retorne com a batata batida para a panela de antes, juntando também a calabresa e a couve. Então, aguarde o tempo de 5 minutos para cozinhar o caldo e a couve amaciar. Novamente verifique o sal e sirva. Outra dica: caso o caldo fique grosso demais, use um pouco da água quente para ralear até que fique ao seu gosto.