Casa

Qual a melhor cortina para sua casa? Confira todos os truques para escolher com precisão

Belo Horizonte,16 de novembro de 2022, por Gabriela Scopel – Geralmente, muitos acham que ter uma boa cortina em casa é só se atentar à cor que ela terá e, pronto! Mas, na verdade, é importante que você preste atenção em outros aspectos que nem sempre são tão valorizados.

Por exemplo, você sabia que até o tipo de fixação é importante na hora de escolher sua cortina? Esses e outros pontos serão discutidos nas dicas abaixo. Por isso, leia com atenção e escolha de forma consciente. Vamos juntos aprender mais?

Cortina: veja o tecido correto

Primeiramente, como a sua cortina é, em sua totalidade, feita de tecido, nada melhor do que escolher o ideal, não é verdade? Dessa forma, de acordo com uma matéria feita pela UOL, no dia 14 de março de 2022, por Janaína Silva, o primeiro passo é avaliar a incidência de claridade. Depois disso, você poderá escolher o tecido e quantidades de camadas e forro.

De modo geral, o linho tem ótimo caimento e aparência impecável. Além disso, tecidos como o algodão, a sarja e a seda, evitam bastante a passagem de luz nos espaços. No entanto, uma ótima opção plausível possível é optar pelos mais leves, por exemplo, o voile, o chiffon e o xantungue. Já nos casos em que  é preciso reduzir a claridade o máximo possível, o veludo, a camurça ou o blecaute são ideais.

Qual a melhor cortina para sua casa? Confira todos os truques para escolher com precisão
Qual a melhor cortina para sua casa? Confira todos os truques para escolher com precisão – UOL

Confira o volume e a fixação

Nesse sentido, para ter uma cortina que agregue ainda mais valor no seu espaço, outros aspectos são determinantes. Sendo assim, o tipo de prega – americana, macho ou fêmea e franzida – e o sistema de fixação que será aplicado, que pode ser de varão ou trilho, devem ser bem avaliados.

Já no caso da do volume, a maior dicas de profissionais é para não economizar na dimensão do tecido. Isso porque, as cortinas não devem ficar retas ou lisas, sem volume e caimento. Portanto, tomando como base a fixação, se ela foi a escolhida com varão, a regra é instalá-lo na metade da distância entre o teto e o topo da janela. Junto a isso, para dar a sensação de amplitude ao pé-direito, o recomendado é deixar um espaçamento de até 10 centímetros do teto, para que o acabamento seja ainda melhor .

Qual a melhor cortina para sua casa? Confira todos os truques para escolher com precisão
Qual a melhor cortina para sua casa? Confira todos os truques para escolher com precisão – Pexels

Medidas ideais para a cortina ideal

Por fim, a dica, talvez, ,mais óbvia, mas, ainda assim, importante, é que as cortinas não devem ser muito longas, de modo que fiquem franzidas, mas também não podem ser curtas. Assim, o ideal é que elas fiquem rentes ao piso, porém, considerando alguns centímetros a mais — de 4 a 5 — para a barra, já que eles podem encolher na hora de lavar.

Ademais, para saber o tamanho com precisão, é necessário medir a altura da parede e a largura da abertura da janela ou da porta. Fazendo isso e unindo com mais todos os tópicos anteriores, sua cortina ficará linda e certa!

Viu, só? Rapidamente você conseguiu aprender os principais detalhes para prestar atenção na hora de escolher a sua cortina. Comente conosco se você gostou das recomendações e não se esqueça de acessar o nosso Portal Atualizei para saber de mais novidades que são publicadas diariamente.

Avalie este post post

Mostrar mais

Gabriela Scopel

Sou capixaba, mas estou em terras mineiras para cursar letras na UFMG. Amo a escrita e a forma como ela veicula informações que passam barreiras e unem pessoas. Apaixonada por livros, filmes e pela arte da educação, atuo há mais de dois anos nas escritas em sites e blogs. Para sugestões, meu e-mail é: [email protected]

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo