
Palmas, 22 de outubro de 2022, por Keila Carlos – Melhorar a circulação do ar em qualquer ambiente é muito importante e bem necessário. Mas muitas vezes encontramos dificuldades em manter a casa arejada e as consequências podem ser desastrosas.
Nesse sentido, melhorar a circulação do ar serve, não apenas para que o ambiente não fique com mau cheiro, como também para preservar a saúde de todos que nele habitam. Pensando nisso, separamos dicas e orientações que farão a diferença para proteger você e toda a família.
Por que é importante manter o ambiente arejado?
Segundo matéria produzida pelo BBC News ao site Globo.com em 24 de dezembro de 2018, o ar dentro de uma casa possui mais agentes contaminantes do que o ar da rua.
Entretanto, existem medidas simples e práticas que podemos colocar em ação no dia a dia, a fim de reduzir e eliminar todo e qualquer inimigo invisível. Logo, muitas doenças podem ser evitadas a partir de cuidados essenciais.
Dessa forma, os problemas de saúde como consequência de não melhorar a circulação de ar, podem ser graves. Vão desde as doenças respiratórias simples até as mais complexas.

1. Como melhorar a circulação do ar em casa? Abrindo portas e janelas
Em primeiro lugar, para melhorar a circulação do ar com eficiência, permita que a casa receba ventilação natural ao menos duas ou três vezes por dia. Para isso acontecer, abra portas e janelas.
2. Plantas na decoração ajudam a purificar o ar?
Distribuir plantas em partes estratégicas da casa, é uma maneira natural de deixar o ar mais puro e ainda proporcionar ao ambiente um clima mais fresco. Desse modo, em casas menores, aposte em vasos com plantas de pequeno porte.
Contudo, é de suma importância manter todos os cuidados necessários às plantas. Caso contrário, elas liberam agentes contaminantes e deixam o ar poluído. Além disso, são ótimas para compor a decoração de qualquer ambiente, não é verdade?
3. Higienize a casa com produtos ecológicos
Dentre as dicas para melhorar a circulação de ar, está uma que faz a diferença não apenas para cada lar como também para o meio ambiente de forma geral: escolher produtos de limpeza ecológicos e sem fragrância.
Ainda segundo a matéria citada acima, utilizar produtos com determinados tipos de essências, podem liberar substâncias cancerígenas no ar.
4. Proíba o hábito de fumar
Não permita, em hipótese alguma, que fumem dentro de sua casa ou apartamento. Embora não seja novidade nenhuma e seja bastante divulgado que esse hábito é prejudicial à saúde, há quem ignore. Assim, ao evitar o ato de fumar em um ambiente fechado, você estará proporcionando a este um ar sempre puro.

5. Elimine causadores de alergias
Abaixo listamos dicas que, se postas em ação, ajudam a acabar com os alérgenos (compostos que produzem alergias) e, por conseguinte, contribuem para melhorar a circulação do ar. Portanto, acabe com agentes que despertam alergias, tais como: rinite, sinusite, asma e outros processos alérgicos:
- Use um desumidificador de ar e, com isso, afaste o mofo;
- Mantenha o hábito de trocar a roupa de cama pelo menos uma vez por semana;
- Proteja as brechas embaixo das portas como forma de bloquear entradas de agentes contaminantes;
- Se morar em ambientes pequenos, como flats e apartamentos, coloque as roupas para secar próximas à janela.
Enfim, com todas essas dicas é totalmente possível que ajudemos a melhorar a circulação do ar de nossas casas. E você já acompanha o Portal Atualizei? Pois, não perca mais tempo e fique sempre por dentro de várias dicas e informações úteis para o seu dia a dia.