
A empadinha de frango, salgadinho clássico de festas e comemorações, já se tornou um quitute tradicional da gastronomia brasileira. Ela veio para cá na época da colonização portuguesa. Lá é uma tradição preparar essas pequenas tortinhas salgadas. Contudo, as empadas portuguesas eram um pouco diferentes, preparadas com uma massa amanteigada, bem como recheios variados, o que inclui o frango desfiado.
No nosso país, essa empadinha de frango é encontrada nas lanchonetes, padarias e festinhas, sendo um quitute saboroso e prático para diversas ocasiões. A versão brasileira que apresentaremos do salgadinho tem a massa delicada, tal como o recheio tradicional do frango desfiado e temperado com vários ingredientes. Vamos aprender?
Saiba como fazer empadinha de frango
As empadinhas realmente são versáteis e deliciosas, tendo condições de serem apreciadas até mesmo como prato principal em uma refeição mais leve, sabia? Basta preparar a receita em uma forma maior.
Além disso, a receita é prática de reproduzir, tornando-se uma opção incrível para servir nos eventos diversos, piqueniques e festas. O combinação da massa crocante, bem como do recheio suculento do frango é perfeita!
A carne é temperada e misturada com diversos ingredientes e ervas, proporcionando uma sensação intensa em cada mordida. Sem contar que é bem rapidinha de fazer, levando 1 hora para ficar pronta e rendendo cerca de 12 unidades, dependendo da forminha que usar.
Ingredientes da receita
- 2 xícaras (chá) da farinha de trigo;
- 1 colher (chá) do sal;
- 1/2 xícara (chá) da manteiga com cubinhos gelada;
- 1 ovo;
- 3 colheres (sopa) da água gelada;
- 2 xícaras (chá) do frango já cozido, assim como desfiado;
- 1 cebola de tamanho pequeno picadinha;
- 2 dentes de tamanho pequeno de alho picadinhos;
- 1 colher (sopa) do azeite;
- 1/2 xícara (chá) do milho-verde;
- 1/2 xícara (chá) de ervilha;
- Sal ao seu gosto;
- Pimenta-do-reino ao seu gosto;
- Salsinha picadinha ao seu gosto;
- 1/2 xícara (chá) da muçarela ralada.

Modo de preparo da empadinha de frango
Em um vasilhame grande, misture bem o sal e a farinha. Então, acrescente a manteiga gelada, usando as pontinhas dos dedos a fim de misturar bem até conseguir que fique a textura de um farelo.
Em outro vasilhame, bata o ovo ligeiramente, adicionando à mistura da farinha. Coloque água gelada, de pouco em pouco, integrando até que se forme um tipo de massa homogênea. Dessa forma, embrulhe essa massa no plástico filme, levando para gelar por mais ou menos 30 minutos.
Durante esse tempo, prepare o recheio. O Portal Atualizei sugere colocar azeite para esquentar em uma panela, a fim de refogar o alho e a cebola. Quando estiverem dourados, acrescente frango, ervilha, milho e os temperos. Cozinhe por cerca de 5 minutos até os sabores incorporarem.
Em seguida, retire do fogo, colocando a salsinha. Enquanto o recheio esfria, vá pré-aquecendo o forno a uma temperatura 180° C. Tire a massa do refrigerador e abra com aqueles rolos de macarrão sobre uma superfície enfarinhada.
Corte em pequenos círculos com a ajuda de um copo, de modo que forre fundo e laterais das forminhas da empadinha. Recheie o quanto deseje, mas desde que deixe um espaço que cubra o salgado (a tampinha).
Caso queira, coloque muçarela em cima do recheio das empadas. Posteriormente, pressione as bordas de maneira que sele bem. Não se esqueça de fazer um corte pequeno sobre cada unidade para permitir o vapor sair durante o cozimento.
Coloque as forminhas na assadeira, levando para o forno por 30 minutos. Quando o tempo acabar, aguarde esfriar para desenformar.