O bolo de cenoura é um quitute delicioso que veio da época da Europa Medieval, sabia? Naqueles tempos, o açúcar era caro e escasso, então, as pessoas tinham o costume de usar vegetais, tal como a cenoura, a fim de dar sabor e adoçar os bolos. Contudo, existe outra história que envolve o bolo de cenoura. Dizem que ele surgiu na Segunda Guerra Mundial, onde havia restrições alimentares. Acredita-se que as pessoas testavam alternativas que substituíssem ingredientes escassos, por exemplo, o açúcar e a manteiga. Já a cenoura, era abundante e acessível.
Saiba como fazer bolo de cenoura
Independentemente da origem, esse tipo de bolo se popularizou, ganhando diferentes versões pelo mundo. No momento, é a receita queridinha de muita gente, já que sua diferenciação vem na cobertura. Aliás, esse é seu charme, seja com a tradicional cobertura da calda de chocolate ou com outras mais elaboradas, como brigadeiro e cream cheese.
A cenoura dá uma leveza toda especial para o quitute, deixando-o mais saudável e nutritivo se comparado com outros tipos de lanches e sobremesas. Sua versatilidade também contribui na popularidade, permitindo várias combinações entre a massa e a cobertura, que é o que intensifica mais o prazer de degustar um pedacinho.
E não se preocupe porque é super simples de fazer. Só para você ter noção, o processo todo demora 1 hora e rende 12 fatias.
Ingredientes da receita
- 3 cenouras de tamanho médio;
- 3 ovos;
- 1 xícara (chá) do óleo;
- 2 xícaras (chá) do açúcar;
- 2 xícaras (chá) da farinha;
- 1 colher (chá) do fermento;
- 4 colheres (chá) do chocolate (pó);
- 2 colheres (sopa) de manteiga;
- 2 colheres (sopa) do açúcar;
- 4 colheres (sopa) do leite integral.
Modo de preparo do bolo de cenoura
O Portal Atualizei indica começar a receita pré-aquecendo o forno a uma temperatura de 180°C. Em seguida, descasque e deixe a cenoura bem picadinha para, depois, batê-la no liquidificador com os ovos, o açúcar e o óleo até se tornar uma mistura bem homogênea.
Na vasilha grande, peneire bastante a farinha, a fim de saírem os grumos e coloque também no liquidificador. Bata para que a massa fique uniforme e lisa. Adicione o fermento nessa massa, misturando delicadamente.
Então, unte e enfarinhe uma forma e despeje a massa nela, levando ao forno para assar por 40 minutos. Uma dica é não abrir o forno antes de 30 minutos e sempre fazer o teste do palito ou do garfo antes de desligar o forno para saber se está realmente assado.
Assim, retire essa delícia do forno, deixando esfriar por 10 minutos antes de tentar desenformar. Enquanto isso, coloque uma panela no fogo baixo para derreter a manteiga. Acrescente o chocolate, o leite e o açúcar. Misture para obter uma calda homogênea e lisa. Quando o bolo estiver desenformado e a calda bem quente, despeje-a sobre toda a superfície, espalhando bem. Assim que a cobertura esfriar, vai se solidificar e você pode servir.