A massa de pastel caseira que você aprenderá abaixo, não serve apenas para o salgado tão amado pelos brasileiros. A receita também serve para preparar lasanhas, rondelli, assim como pratos doces. São muitas opções, portanto, você encontrará uma que seja do seu gosto.
Além da versatilidade na montagem de vários pratos, a massa de pastel caseira é super fácil de fazer. Não requer tantos processos e os ingredientes são fáceis de encontrar. Conquanto, o que valerá será o sabor do recheio, que é ao seu gosto.
Saiba como fazer massa de pastel caseira
Esta é uma das receitas mais fáceis de reproduzir. Mas, não poderia ser diferente, já que o Portal Atualizei te oferece sempre pratos deliciosos e simples de fazer em casa. Você demorará apenas 45 minutos para ter 7 unidades prontas. Portanto, caso precise de mais quantidade, é só dobrar ou triplicar a massa.
Ingredientes da receita
- 1 gema;
- 1 colher (sopa) da margarina;
- 500 gramas da farinha de trigo;
- 1 colher (chá) do fermento químico em pó;
- 1 colher (sopa) de cachaça;
- 2 colheres (sopa) da água filtrada (água com cloro estraga o pastel);
- 1 copo tipo americano com leite;
- Sal ao seu gosto;
- Óleo o suficiente para fritar;
- Recheio ao seu gosto.
Modo de preparo da massa de pastel caseira
Reúna os ingredientes dentro de uma tigela. Contudo, peneire a farinha antes. Então, amasse bastante até obter a consistência parecida com massa de pão, nem mole e nem dura demais. Assim, se ficar muito grudenta, acrescente mais farinha, amassando bem. Caso esteja muito dura e pesada, acrescente mais leite.
Dessa forma, com a ajuda do rolo de macarrão, abra essa massa para que fique o mais fina possível. Com isso, ela ficará ainda mais aerada e crocante. Em seguida, corte porções do tamanho que desejar, adicionando o recheio da sua preferência. O Portal Atualizei sugere queijo, carne moída, pizza, banana, etc.).
Como a massa não tem que crescer, abra-a tão logo atinja o ponto desejado e indicado no passo anterior. Uma dica para ter um pastel bem sequinho, basta aquecer o óleo até que atinja a temperatura ideal, não sendo muito alta.
Assim, quando fechar os pastéis, frite-os até dourar e crescer. Posteriormente, retire-os e coloque em uma vasilha com papel absorvente para escorrer o óleo em excesso. Outra super dica que vamos dar é para saber a temperatura certa do óleo. Quando você colocar o pastel e ele borbulhar, é porque está no ponto ideal.