Para evitar que haja contaminação na sua cozinha, é essencial tomar medidas apropriadas a fim de conservar alimentos. Certos tipos de itens, estando nas condições ambientais que sejam favoráveis (temperatura e umidade) propiciam um crescimento intenso de micro-organismos que são prejudiciais para a saúde.
Portanto, deve-se ficar atento às formas que se tem de conservar alimentos. A seguir, apresentaremos algumas orientações a fim de garantir a manutenção adequada do que se come, preservando as características originais, bem como impedindo a propagação das bactérias.
Como conservar alimentos com dicas caseiras
Para que você não perca sua comida, ou que ela se deteriore mais rapidamente, o Portal Atualizei indicará algumas dicas que facilitarão o seu dia a dia.
Armazenamento adequado
Uma das formas mais importantes para conservar alimentos certamente é armazenar corretamente. Para isso, use os recipientes herméticos, saquinhos plásticos com zíper ou papel filme que protegerá a comida da entrada de ar, bactérias e umidade.
Refrigeração
A refrigeração comumente é uma forma excelente de preservação de alimentos perecíveis. Então, certifique-se de ter a temperatura da geladeira na faixa segura (de 1° C até 4° C), colocando os alimentos dentro de recipientes fechados ou cobertos com papel filme, como citamos, antes de acondicioná-los no refrigerador.
Congelamento
Congelar é uma boa maneira de ter a vida útil da comida prolongada. Assim, certifique-se de deixar os alimentos bem embalados nos sacos plásticos de congelamento, bem como nos recipientes apropriados. Dessa forma, rotule tudo com data para que facilite a organização.
Desidratação
A desidratação, como as técnicas acima, é bem antiga e eficaz para conservar alimentos. É possível desidratar frutas, ervas ou legumes usando o desidratador, ou o forno na temperatura baixa. Remover a umidade impedirá o surgimento de fungos e bactérias.
Conservas
As conservas envolvem a imersão dos alimentos no líquido, como salmoura ou vinagre. Você pode fazer isso em casa, usando frutas, carnes e vegetais. Siga a receita que preferir, utilizando frascos esterilizados a fim de garantir sua segurança alimentar.
Fermentação
Fermentar comida é um tipo de processo onde bactérias benéficas acabam convertendo os amidos e os açúcares no ácido lático. Isso cria o ambiente ácido, inibidor do crescimento das bactérias nocivas. Então, a comida fermentada, como chucrute, picles ou iogurte, por exemplo, terá a vida útil mais prolongada.
Uso de sal e açúcar
O açúcar e o sal são substâncias naturalmente conservantes, capazes de aumentar a vida útil dos alimentos. Assim, para isso, prepare um xarope de açúcar que conservará as frutas frescas. Já o sal grosso curará as carnes.
Armazenamento em local fresco e escuro
Certos alimentos, como cebolas, batatas e alho, devem ser colocados em local escuro e fresco, como a despensa. Com isso, certifique-se de que fiquem no ambiente ventilado dentro de sacos de papel que permitem a circulação do ar.