O acarajé é realmente um dos pratos típicos afro-brasileiros mais saborosos e populares, especialmente em se tratando da cultura baiana. A sua origem é da época da escravidão, sendo uma das heranças trazidas pelos africanos escravos.
Atualmente, considera-se o acarajé um dos símbolos da Bahia, mas se tornou um prato apreciado no Brasil todo. Além do mais, a “baiana do acarajé” é conhecida e reconhecida como patrimônio imaterial cultural do nosso país, destacando o quanto a tradição faz parte da nossa identidade.
Saiba como fazer acarajé
O acarajé, sem dúvida, é um dos quitutes salgados mais deliciosos que conquista os paladares das pessoas, por conta da combinação inigualável das texturas e sabores. A massa é dourada e crocante, feita de feijão-fradinho, frita em óleo de dendê. É isso o que proporciona a melhor experiência sensorial que se pode ter.
Ao morder um pedaço do acarajé, você sentirá o contraste da casquinha crocante com a maciez do recheio, geralmente feito de camarão refogado e temperado. O toque do dendê é especial, por isso o sabor é marcante e único. Sem contar que o quitute demora mais ou menos 1 hora para finalizar, rendendo até 15 unidades.
Ingredientes da receita
- 500 gramas do feijão tipo fradinho;
- 3 cebolas de tamanho médio;
- 7 dentes de tamanho pequeno de alho;
- Sal ao seu gosto;
- Óleo de dendê o suficiente para fritar;
- 500 gramas dos camarões secos;
- 2 cebolas de tamanho grande;
- 4 dentes de tamanho pequeno de alho;
- 1 colher (sopa) do azeite de dendê;
- Sal ao seu gosto.
Modo de preparo da receita
O Portal Atualizei sugere que você comece a receita deixando o feijão de molho por 4 horas. Após esse tempo, escorra toda a água e coloque o feijão no processador de alimentos. Ali, junto, adicione uma cebola picada, 3 dentes de alho, bem como o sal ao seu gosto. Então, bata para que se torne uma massa bem homogênea. Caso precise, coloque água o suficiente para ajudar no processamento.
Dentro da panela mais funda que você tiver, esquente a quantidade que quiser do azeite de dendê. Coloque porções da massa do feijão no azeite, sendo auxiliada por colheres de sopa. Isso formará o acarajé.
Dessa forma, frite até que todos os bolinhos fiquem dourados de todos os lados. Com isso, retire-os e deixe sobre o papel toalha para escorrer o excesso de gordura.
Em seguida, para fazer o recheio, hidrate os camarões na água fervendo por 10 minutos. Depois, escorra e deixe reservado. Assim, na panela, esquente a colher do azeite de dendê, refogando as duas cebolas picadas e o restante do alho até que dourem.
Acrescente os camarões e refogue por 5 minutos para que cozinhem bem. Não se esqueça de verificar o sal e acrescentar a pimenta. Então, corte o acarajé no meio, de forma que fique parecendo um pãozinho, recheando com o camarão. É uma delícia servir com caruru, vatapá ou salada de cebola, tomate e coentro, além, é claro, do molhinho de pimenta.