Belo Horizonte, 25 de maio de 2023, por Andréia Eliza de Souza – O estrogonofe de frango é um prato incrível originário da Rússia, que chegou ao Brasil, ajustando-se ao nosso paladar. Hoje em dia ele faz parte do cardápio da maioria das famílias brasileiras.
Contudo, mesmo a receita sendo “estrogonofe de frango”, pode ser preparada com muitas outras proteínas. Que tal usar cogumelos, carne vermelha ou vegetais? Seja como for, você pode sempre deixar o prato com as suas preferências. Então, vamos lá?
Como fazer o estrogonofe de frango
A receita geralmente está na mesa brasileira em almoços de fim de semana. Assim, como obrigatoriedade, acompanha uma bela porção de batata palha e arroz. Aliás, quem gosta, serve até com uma saladinha.
O melhor de tudo é que não tem complicação nenhuma no preparo, com ingredientes de fácil uso. Ou seja, a praticidade está em um molho e o frango que são cozidos juntos em um tempo aproximado de 45 minutos. Serve quantas pessoas? Bom, a lista de ingredientes que o Portal Atualizei preparou serve aproximadamente 4 pessoas com fartura.
Ingredientes da receita
- 1 kg do peito de frango picadinho;
- 1 cebola de tamanho médio picadinha;
- 2 colheres (sopa) do azeite;
- 1 colher (sopa) de manteiga;
- 100 gramas dos cogumelos frescos fatiados;
- 3 colheres (sopa) do molho shoyo ou inglês;
- 3 colheres (sopa) do catchup de sua preferência;
- ½ xícara (chá) do molho pronto de tomate;
- ¾ xícara (chá) da água quente;
- 2 colheres (sopa) da mostarda;
- Sal ao seu gosto;
- Pimenta-do-reino ao seu gosto;
- 1 limão de tamanho pequeno;
- 1 caixa de creme de leite.
Modo de preparo do estrogonofe de frango
Comece a preparar o seu estrogonofe de frango, higienizando os pedaços da carne com o limão. Então, tempere com o shoyo, sal e pimenta, deixando reservado em seguida.
Agora, esquente o azeite para que possa refogar o frango. Aguarde a carne pegar uma “corzinha” antes de acrescentar os outros ingredientes, como a manteiga e a cebola. Refogue um pouco mais até que a cebola picada fique molinha.
Em seguida, coloque o catchup, o molho pronto, bem como os cogumelos. Nesse momento, você acrescentará a água quente e deixará tudo cozinhando no fogo baixo por cerca de 10 a 15 minutos.
Dessa forma, quando perceber que o caldo está mais grosso, retire do fogo e acrescente creme de leite, misturando sem parar. A quem goste de requeijão nesse processo, mas fica ao seu gosto. Pois, agora, basta servir com seus acompanhamentos preferidos e saborear um maravilhoso prato especial.